Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições até 9 de agosto

Destinada a estudantes do Ensino Médio da rede pública, iniciativa oferece intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos

3 de agosto de 2017 9:00 am Institucional

Crédito: Divulgação | Camila Zanotti, estudante da Etec de Marília, participou do Programa Jovens Embaixadores em 2016

A 16ª edição do Programa Jovens Embaixadores está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 9, somente pela internet. Organizado pela Embaixada americana, o concurso oferece 50 bolsas para intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos.

Podem participar da iniciativa estudantes do Ensino Médio da rede pública de todo o País, com idade entre 15 e 18 anos, que realizem trabalhos voluntários, há pelo menos um ano, nas comunidades onde vivem. É necessário também ter um bom desempenho escolar e conhecimento da língua inglesa.  O processo seletivo inclui prova escrita e oral, entrevista pessoal e análise socioeconômica.

Durante a viagem, os jovens vão participar de visitas a monumentos históricos e pontos turísticos de Washington, capital norte-americana. A programação inclui, ainda, palestras e encontros com lideranças do setor público e privado. Nesse período os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias americanas.

A divulgação dos selecionados será no dia 31 de outubro. O embarque está previsto para janeiro de 2018.

Edições Anteriores

Desde o início do Programa Jovens Embaixadores, em 2002, dez alunos de Etecs já participaram da iniciativa. Em 2016, Camilla Lopes Zanotti, da Etec Antonio Devisate (Marília), e Pedro Ferreira Alencar, da Etec Dr. Júlio Cardoso (Franca), viajaram aos Estados Unidos após concorrer com mais de 13 mil inscritos.

Em 2014, Davi Dom Bosco, também da Etec Dr. Júlio Cardoso, e Raiane dos Anjos Pereira, da Etec Cônego José Bento (Jacareí), ficaram entre os aprovados. No ano anterior, Amanda Ferraz, da Etec Sales Gomes (Tatuí), foi escolhida.

Os estudantes Laurence Uehara, da Etec Rosa Perrone Scavone (Itatiba), Luiz Carlos Marques Júnior, da Etec Monsenhor Antônio Magliano (Garça), e Marina Contiero Amoroso, da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia) estavam entre os selecionados em 2012. Em 2008, foi a vez de Raphael Gradinar Coelho, da Etec Jorge Street (São Caetano do Sul). Letícia Vieira Mattos, da Etec Antonio Devisate (Marília), participou em 2007.

Compartilhe


Veja também