O Centro Paula Souza e a Fundação Volkswagen firmaram parceria, nesta terça-feira,17, para a capacitação de 92 professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para a educação no trânsito, beneficiando 5.520 estudantes. A formação, realizada na […]
Professora Laura Laganá e a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, assinam parceria – Foto: Divulgação
O Centro Paula Souza e a Fundação Volkswagen firmaram parceria, nesta terça-feira,17, para a capacitação de 92 professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para a educação no trânsito, beneficiando 5.520 estudantes. A formação, realizada na Capital e em Campinas, faz parte do projeto educacional “Jogo da Vida em Trânsito” (JVT), voltado a escolas de Ensino Médio.
O programa oferece um videojogo chamado “Autópolis”, com dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania. O objetivo da ferramenta é educar e conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança no trânsito. Também é disponibilizada aos educadores uma biblioteca de projetos didáticos, com sugestões de atividades para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito.
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada no prédio da Administração Central do Centro Paula Souza e contou com a presença da diretora-superintendente Laura Laganá, da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, e do coordenador JVT e CEO da Virgo Game Studios, Mario Lapin.
“Quando os professores aprendem novas metodologias de ensino em sala de aula, todos os alunos ganham. Aproveitar os jogos como ferramenta didática dinamiza o aprendizado e desperta o interesse dos estudantes, principalmente para um tema tão essencial como educação no trânsito. Assunto que permite trabalhar valores fundamentais como cidadania e ética”, afirma Laura Laganá.
Atividades
A formação dos educadores é dividida em três encontros presenciais e aulas em sistema de ensino a distância, ministradas pela equipe da Virgo Game Studios, parceira da Fundação Volkswagen na criação e desenvolvimento do projeto.
Durante o curso os professores participam de atividades teóricas e práticas sobre o uso de tecnologias e projetos didáticos na escola. Aspectos sobre protagonismo juvenil, educação para o trânsito, cidadania, e planejamento pedagógico também são abordados. “Com uma metodologia inovadora na educação, o projeto oferece aos educadores recursos para trabalharem com seus alunos de forma interativa com base em investigação e pesquisa, a partir de um tema gerador, no caso o trânsito, independentemente da disciplina”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Lançado em 2011 pela Fundação Volkswagen, o programa “Jogo da Vida em Trânsito” foi reconhecido com a chancela do Ministério das Cidades – Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como ferramenta voltada para promoção de ações de educação e cidadania para o trânsito.