Professor da Etec de Jacareí cria jogo para ensinar matemática

Parecido com sudoku, game tem como diferencial aplicação aritmética, exercitando habilidades como leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico

2 de janeiro de 2023 10:20 am Projetos

Fabio Aparecido exibe jogo que está sendo utilizado em mais de 100 escolas de diferentes regiões do Brasil | Foto: Arquivo Pessoal

Inspirado na palavra gondol, que significa pensar, em húngaro, o professor de matemática Fabio Aparecido, da Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí, desenvolveu um jogo de tabuleiro para estimular o aprendizado e o gosto pelos números. Batizado de Gondol! Jogo da permutação, o game começou a ser utilizado há dois anos como atividade complementar na Etec, e atualmente, está presente em mais de 100 escolas espalhadas pelo Brasil.

De acordo com o professor, o jogo apresenta uma certa semelhança com o sudoku, mas o diferencial está na aplicação aritmética, onde a soma dos números centrais deve ser igual aos resultados colocados tanto na vertical, quanto na horizontal do tabuleiro. “O jogador deve posicionar cada uma das nove peças de modo que os resultados sejam equivalentes, sem repetir os números. A dificuldade aumenta com a possibilidade de até 20 soluções diferentes para o mesmo resultado”, diz.

Aprendizagem interdisciplinar

Também estão entre as vantagens da atividade pedagógica a interdisciplinaridade e a possibilidade de formação de grupos, estimulando competências relacionadas à liderança e ao trabalho em equipe. “A proposta exercita quatro habilidades essenciais para o processo de aprendizagem: leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico”, explica.

O educador ressalta ainda o potencial ecológico da iniciativa, que utiliza tampas de garrafa pet na confecção das peças do tabuleiro. “Além de promover o reaproveitamento do plástico que seria descartado, o jogo estimula a conscientização ambiental dos participantes”, destaca. Para quem quiser saber mais ou tiver interesse em aplicar o desafio em sala de aula, o professor disponibiliza para contato seu perfil no Instagram @prof.fabioaparecido e o canal no YouTube Explica Professor.

Compartilhe


Veja também