skip to Main Content

Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

O Curso tem como compromisso buscar um efetivo impacto na realidade da Educação Profissional e Tecnológica por meio do processo de formação de professores e gestores e do desenvolvimento de práticas inovadoras no educacional em instituições de ensino e organizações do setor produtivo. Seu propósito é contribuir para que se esboce uma concepção de Educação Profissional e Tecnológica que não seja apenas uma combinação da lógica do setor produtivo com práticas educativas, mas sim uma redefinição a partir da concepção de ser humano no contexto dos desafios da época atual, nos anos iniciais de um novo milênio.

Saiba mais sobre o curso

O curso tem a duração de dois anos. Os três primeiros semestres destinam-se à conclusão dos créditos relativos às disciplinas, desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e Exame de Qualificação. O quarto semestre destina-se à conclusão da pesquisa e defesa da Dissertação.

A carga horária total de cada disciplina é de 60 horas, distribuídas em 15 semanas.

O horário de funcionamento do Programa de Mestrado é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. As disciplinas são oferecidas nesse período conforme grade horária divulgada semestralmente.

Disciplinas

O programa oferece ao todo 12 disciplinas sendo duas obrigatórias e três optativas, que deverão ser definidas em comum acordo com o orientador, de modo a melhor obter o embasamento teórico e/ou instrumental necessário ao respectivo projeto de pesquisa.

São oferecidas as seguintes disciplinas:

  • Metodologia da Pesquisa em Educação Profissional (Obrigatória)
  • Sociedade, Trabalho e Educação (Obrigatória)
  • Avaliação e Qualidade de Sistemas de Educação Profissional
  • Currículos e Programas
  • Formação do Formador
  • Fundamentos da Educação Profissional
  • Gestão da Mudança na Educação Profissional
  • Gestão de Projetos e Processos em Educação Profissional
  • Linguagem e Práticas em Educação Profissional
  • Políticas e Organização da Educação Profissional
  • Psicologia do Adulto
  • Tecnologias no Processo de Educação Profissional

24 meses

Área de Concentração: Educação e Trabalho

Linhas de Pesquisa

Formação do Formador

A Linha de Pesquisa procura, a partir da análise sobre a formação e o papel dos formadores, buscar um eixo integrador entre as políticas públicas, o mercado de trabalho e as práticas educacionais recolocando a questão se é possível chegar a uma Educação Profissional que permita a construção de um conhecimento que não seja meramente instrumental. Traz para a discussão questões como “o saber ensinar o saber fazer” que envolve diretamente professores e alunos e organização do sistema de Educação Profissional. Busca identificar e/ou promover novas tecnologias e práticas de Educação. Investiga as situações de aprendizagem e as práticas docentes que têm como aluno um jovem adulto e/ou um adulto com uma trajetória formativa e profissional já percorrida. Questiona as competências desejáveis desse formador, bem como os ambientes educacionais ou corporativos em que ocorre a Educação Profissional.

 

Gestão e Avaliação

As mudanças que ocorrem no mundo globalizado exigem que as políticas públicas e as organizações de Educação Profissional e Tecnológica reajam com rapidez para encontrar respostas às demandas da sociedade e do mercado. O planejamento, a gestão e a avaliação adquiriram assim o status de fator de sucesso exigindo que as instituições mantenham constantemente a capacidade de incorporar novas demandas sociais e que seus gestores e professores sejam capazes de estabelecer objetivos e planos de ação de curto, médio e longo prazo que mobilizem pessoas e recursos.

A linha de Pesquisa objetiva a discussão sobre a formação de gestores, o processo de criação, a adoção e difusão de novas políticas, projetos, programas, cursos, currículos, processos e práticas de gestão e avaliação que efetivamente viabilizam a execução da Educação Profissional e Tecnológica.

Coordenação

Profª Drª. Helena Gemignani Peterossi, doutora em Educação (Unicamp), mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP), pós-graduada em História e Filosofia da Educação (USP) e especialista em Formação Profissional (IRES-Itália).

Coordenadora da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. Foi diretora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo por dois mandatos consecutivos. Coordenou o ensino superior tecnológico do Centro Paula Souza. Participou da implantação de novas faculdades e cursos de tecnologia.

Foi vice-presidente do Conselho de Curadores da Fundação de Apoio à Tecnologia e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha.

Autora de livros na área de ensino, em especial o tecnológico.


Corpo Docente

O programa conta com professores doutores envolvidos com atividades de ensino, pesquisa e/ou administração acadêmica.

Professor e Título

Instituição da titulação

Atuação

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano
Doutor em Sociologia

PUC-SP

Estratégia; Gestão Baseada em Indicadores; Gestão de Mudanças; Gestão de Projetos; Capacitação e Qualificação Profissional.
Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/1388190299864215
Profa. Dra. Celi Langhi
Doutora em Psicologia

USP

Educação profissional e corporativa; Educação a Distância; Produção e Gestão do Conhecimento.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7102231185159382
Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado
Doutor em Educação

UNESP

Política e Gestão Educacional; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Política da Educação Profissional; Educação, Tecnologia Social e Economia

Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/8081149950341236

Prof. Dr. Emerson Freire
Doutor em Sociologia e em Filosofia

UNICAMP e SORBONNE

Tecnologia e Sociedade; Formação Tecnológica; Arte, Cultura e Educação Tecnológica

Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/2032507443005058

Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi
Doutora em Educação

UNICAMP

Políticas e Práticas da Formação Profissional e Tecnológica; Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Educação Corporativa.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2082414764823795
Profª Drª Ivanete Bellucci Pires de Almeida
Doutora em Educação

UNICAMP

Gestão e Avaliação Escolar; Planejamento Educacional; Avaliação Institucional; Avaliação de Aprendizagem; Métodos Quantitativos; Currículos e Programas.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0943761899732026
Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo
Doutora em Engenharia de Produção

USP

Gestão da qualidade na Educação Profissional e Tecnológica, Gestão e Avaliação na Educação Profissional, Políticas de avaliação institucional e Gestão institucional.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2827141197766423
Prof. Dr. Roberto Kanaane
Doutor em Psicologia Social

USP

Gestão Educacional; Aspectos Humanos da Gestão nos Sistemas Produtivos; Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Psicologia do Adulto.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8168398451169766
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura

MACKENZIE

Aprendizagem Profissional da Docência, Narrativas e Histórias de Vida em Formação Docente, Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Estrangeira.

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3875857514322336

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

USP

Linguística Aplicada ao Ensino; Educação Profissional e Comunicação, com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica; Formação do sujeito e discursos político-educacionais e político-culturais em educação profissional.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1028299162272414
Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez
Doutora em Educação

USP

Gestão Educacional, Avaliação Institucional, Psicologia do Adulto, Educação Tecnológica e Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/6042647780025731:
Prof. ME Sérgio Eugênio Menino
Doutorando em Política Científica e Tecnológica

UNICAMP

Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica. Gestão de Sistemas de Educação. Economia da Educação e da Inovação.

 

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2744950724168481

Profª Drª Sueli Soares do Santos Batista
Doutora em Psicologia

USP

Fundamentos históricos e legais da Educação Profissional e Tecnológica. Relações entre juventude, educação e trabalho. História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica. Cultura escolar.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5662623397801990

Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica

Os objetivos deste grupo são: conhecer os fundamentos epistemológicos das relações entre educação e trabalho, problematizar o papel da educação profissional e tecnológica no atual contexto do desenvolvimento tecnocientífico, compreender as interfaces entre educação, sociedade e tecnologia, identificando as mudanças e permanências na sua fundamentação legal e nos desafios para a formação profissional. A pedagogia, a história, a filosofia, a sociologia e a psicologia, como ciências da educação, são importantes para este grupo como saberes transversais nos estudos sobre as relações entre cultura e trabalho, inovação e educação.

Temas:

  • Conceitos e contextos socioculturais do trabalho e da tecnologia na interface com a educação;
  • Abordagens e perspectivas das ciências da educação na formação profissional e tecnológica;
  • O docente na educação profissional e tecnológica;
  • Escolarização e profissionalização de jovens e adultos;
  • Memória e História da educação profissional e tecnológica;
  • Tecnologia, comunicação, arte e cultura na formação profissional.

PROFESSORES:  Prof. Dr. Emerson Freire, Profª Drª Helena Gemignani Peterossi, Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez, Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernandez, Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista.


Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa

Este Grupo de Pesquisa objetiva investigar práticas de ensino e de aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, aderentes ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional, favorecendo a inserção social. Visa também propor e discutir as práticas para a formação de profissionais de ensino capazes de atuar em um cenário de desafios econômicos e sociais, contribuindo com o processo de criação, adoção ou difusão de novas tecnologias e de práticas de ensino-aprendizagem. Aliam-se aos objetivos questões relativas à educação corporativa e à aprendizagem organizacional.

Temas:

  • Práticas de ensino e de aprendizagem adotadas no contexto do Ensino Técnico e Tecnológico;
  • Produção de materiais didáticos e instrumentos de avaliação para a Educação Profissional e Tecnológica;
  • Estratégias para a formação de profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica;
  • Educação a distância;
  • Tecnologias Aplicadas à Educação Profissional e Tecnológica;
  • Educação Organizacional.

PROFESSORES: Profª Drª Celi Langhi, Prof. Dr. Carlos Vidal Giordano Profª Drª Helena Gemignani Peterossi, Profª Drª. Marilia Macorin de Azevedo, Prof. Dr. Roberto Kanaane, Profª Drª. Rosália Maria Netto Prados, Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez, Profª Drª Senira Anie Ferraz Fernadez.


Linha de Pesquisa: Gestão e Avaliação

Políticas para Educação Profissional e Tecnológica

O grupo tem como objetivo pesquisar e discutir as Políticas Públicas e o papel da Educação Profissional e Tecnológica a partir de cenários sociais e econômicos. Visa desenvolver estudos sobre políticas públicas, diretrizes curriculares nacionais e reformas educacionais no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação.

Temas:

  • Políticas públicas da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Relações entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Currículos e Programas da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Políticas de Internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica;
  • Relações da Política Educacional com a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I);
  • Estudos comparados de Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos.

PROFESSORES: Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado, Prof. Dr. Emerson Freire, Profª Drª Helena Gemignani Peterossi, Profª Drª Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Prof. Me. Sergio Eugenio Menino, Profª Drª Sueli Soares dos Santos Batista.


Gestão e avaliação da Educação Profissional e Tecnológica

O Grupo de Pesquisa tem como objetivo os estudos e pesquisas sobre formação de gestores educacionais, em particular da Educação Profissional, o processo de elaboração, implantação e avaliação de políticas institucionais e de planos de gestão de sistemas e de unidades escolares, bem como de projetos e práticas administrativas inerentes ao tripé ensino, pesquisa e extensão. Volta-se ainda para as avaliações institucionais (internas e externas) como instrumento de apoio ao contínuo aperfeiçoamento dos planos de desenvolvimento institucional da Educação Profissional e Tecnológica. A qualidade da educação e a inovação no campo da gestão educacional e suas interconexões com os processos de avaliação estão contempladas nos interesses de estudos e pesquisas do grupo.

Temas:

  • Administração de sistemas e unidades de ensino;
  • Processos e práticas de avaliação institucional;
  • Gestão da Qualidade da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Gestão Pública e Avaliação em instituições de Educação Profissional e Tecnológica.

PROFESSORES: Prof. Dr. Darlan Marcelo Delgado, Profª Drª Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Profª Drª. Marilia Macorin de AzevedoProf. Dr. Roberto Kanaane, Prof. Me. Sergio Eugenio Menino.

Recomendado pela CAPES/MEC 151º CTC/ES – 04/2014 e reconhecido pela Portaria MEC nº 18, de 10 de janeiro de 2017, de 11 de janeiro de 2017

Telefone: (11) 3327-3109 / 3104
E-mail: mestrado@cps.sp.gov.br
Endereço: R. dos Bandeirantes, 169 – Bom Retiro – São Paulo/ SP. CEP: 01124-010 – próximo à estação Tiradentes do Metrô

Notícias

Etecs divulgam lista com os locais de exame do Vestibulinho
Alunos de Etec criam aplicativo para entrega de comida para cães
Fatecs divulgam gabarito da prova do Vestibular
Exame do Vestibular das Fatecs será neste domingo, às 13 horas
Etec Tiquatira promove desfile de moda ao lado da Pinacoteca

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP

+55 11 3324-3326

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top