Uma contribuição à melhoria da maturidade dos processos de desenvolvimento de software: um estudo de caso da utilização do Pratical Software And Systems Measurement – PSM INSIGHT

Autor: Eduardo Jesus Coppola
Ano de Publicação: 2008
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Resumo

Com a evolução da tecnologia, os projetos de desenvolvimento de softwares se tornaram maiores e mais complexos. Para que seu sucesso seja garantido tornou-se necessário a utilização de planejamentos eficientes.

Vários institutos, por meio da engenharia de software, criaram padrões de planejamento para a concepção, desenvolvimento, implantação e manutenção de um projeto, e denominaram essas técnicas de maturidade de software. Para que todo planejamento ocorra é fundamental que existam números, para tanto, surgiram as métricas de software, responsáveis pela quantificação dos processos.

Devido ao tamanho e complexidade as métricas também necessitaram de um planejamento de execução, denominado Practical Software and Systems Measurement (PSM). Para melhor compreensão desse processo este trabalho foi estruturado em quatro capítulos.

No primeiro capítulo são abordados os modelos de maturidade desenvolvidos, com detalhes para os modelos Capability Maturity Model (CMM) / Capability Maturity Model Integration (CMMI).

O segundo capítulo apresenta as técnicas de métricas de software. O terceiro capítulo demonstra como deve ser planejada a atividade de mensuração. O quarto e último capítulo apresenta um caso prático de aplicação do Practical Software and Systems Measurement, numa empresa pública.


Palavra Chave

capability maturity model integration maturidade de software métricas de software níveis de maturidade practical software and systems measurement