Um Processo de Apoio ao Ensino de Programação de Computadores Baseado em Ferramenta Computadorizada

Autor: Aletéia Vanessa Moreira Souto
Ano de Publicação: 2008
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação Aplicadas

Resumo

Como parte da formação básica nos cursos da área de computação, temos as disciplinas relacionadas ao ensino de algoritmos e programação de computadores.

Nestas disciplinas, muitos alunos ingressantes encontram sua primeira e maior dificuldade relacionada à lógica de programação. Esta dificuldade tem sido apontada como uma das principais causas para a reprovação e, até mesmo, a desistência de alunos.

Diante desta problemática existem diversas ferramentas para o auxílio ao ensino de lógica de programação, porém estas ferramentas não permitem um processo de aferição sobre a aprendizagem de cada aluno.

O presente trabalho propõe e discute um processo de apoio ao ensino de programação de computadores que faz uso de uma ferramenta computadorizada para compor problemas de raciocínio lógico.

Para isto, mostra a construção e aplicação da avaliação em que se baseia o processo fazendo a correlação entre o desempenho dos alunos em uma disciplina de introdução à lógica de programação e o resultado da avaliação realizada com o uso da ferramenta computadorizada e analisando a avaliação e o processo com base nos resultados encontrados.


Palavra Chave

Avaliação de Aprendizagem. Ensino de Programação de Computadores Lógica de Programação Raciocínio Lógico