Um Estudo da Qualidade Percebida Pelos Alunos nos Cursos Oferecidos a Distância no Ensino Médio

Autor: Andrea de Faria
Ano de Publicação: 2011
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Resumo

A Educação a Distância vem ocupando um espaço cada vez maior no universo educacional, pois oferece flexibilidade de horários e dá autonomia aos alunos. Para alunos do Ensino Médio Regular, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece a Telessala na modalidade semipresencial, que possibilita a conclusão da Educação Básica para alunos fora da idade, e no âmbito da Educação Profissional, o Centro Paula Souza oferece o Teletec, em parceria com a Secretaria da Educação e a Fundação Roberto Marinho, que possibilita ao aluno a obtenção de três Qualificações Profissionais e uma Habilitação Profissional ao término do curso. O objetivo da pesquisa é a aplicação de um instrumento de validação de qualidade no intuito de identificar o que os usuários dos serviços educacionais supracitados esperam e percebem em relação aos serviços prestados, o nível de satisfação dos mesmos e se existem lacunas entre a qualidade esperada e percebida. A metodologia utilizada é uma pesquisa de campo com alunos da Telessala e com alunos que estão cursando o Teletec, por meio da aplicação da escala Servqual adaptada como instrumento de validação de qualidade e a pesquisa bibliográfica dos conceitos relevantes e das melhores práticas de avaliação de qualidade em serviços.


Palavra Chave

Educação a Distância Escala SERVQUAL instrumentos de validação de qualidade. serviços educacionais