Tecnologia da Informação para a Educação Inclusiva no Ensino Superior do CEETEPS

Autor: Carlos Eduardo Marcondes Macedo
Ano de Publicação: 2009
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação Aplicadas

Resumo

As pessoas com deficiência enfrentam dificuldades no seu dia a dia e na convivência em sociedade por lhe faltarem meios de interagir, de maneira autônoma, em todas as funções a que um indivíduo habitualmente realiza.

Desta forma, faz-se necessário uma adaptação do meio em que vivemos para possibilitar a todos, sem distinções, o direito de ir e vir, e não exigir desses indivíduos habilidades que não possam ser desempenhadas. A inclusão social não deve compreender apenas a uma área, mas todas do processo social, inclusive a de ensino.

Deste modo, as instituições de ensino têm um papel imprescindível, que é perfazer meios de atender e manter estes alunos em sua grade de ensino.

O presente trabalho identifica os elementos facilitadores da tecnologia da informação que podem colaborar na comunicação professor aluno ou vice-versa, nas instituições de ensino superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, efetuando um comparativo entre quais tecnologias estão sendo empregadas e quais poderiam ser utilizadas, com base na análise da demanda de pessoas com deficiência nos vestibulares do segundo semestre de 2008 e do primeiro semestre de 2009.


Palavra Chave

Deficiência inclusão social instituição de ensino superior tecnologia assistiva. tecnologia da informação