Proposta De Implantação Da Tecnologia Radio_Frequency Identification Em Um Pátio Regulador No Município De Cubatão: Um Estudo De Caso Exploratório

Autor: Clayton Gerber Mangini
Ano de Publicação: 2018
Curso: Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Gestão de Sistemas Produtivos

Resumo

MANGINI, C.G. Proposta de implantação da tecnologia radio-frequency identification em um pátio regulador no município de Cubatão: um estudo de caso exploratório. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

 

O presente trabalho tem por objetivo propor a implantação da tecnologia radio-frequency identification (RFID) na operação de um pátio Regulador, analisando a aderência da tecnologia utilizada e o estado atual dos processos relacionados a fluxo de veículos e cobrança de estadias. A metodologia utilizada foi o estudo de caso exploratório, onde foram analisadas as informações de um pátio regulador com grande fluxo de caminhões, localizado em Cubatão, principalmente nas áreas: operacional, tecnologia, automação e financeira. Desta forma, foram observados benefícios e contribuições na mudança de processos, principalmente operacionais e financeiros como maior fluidez nos acessos a empresa e otimização de mão de obra devido automação, onde a análise e a descrição dos resultados demonstram que outros pátios reguladores podem reduzir custos e maximizar sua operação com a adoção da tecnologia RFID.

 


Palavra Chave

Otimização de processos Pátio de triagem. Pátio Regulador RFID