O Repertório Sociocultural Na Formação Do Técnico Em Processos Fotográficos: Um Estudo Realizado No Senac São Paulo

Autor: Joana Mitsuyo Matushita Isobe
Ano de Publicação: 2018
Curso: Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação do Formador

Resumo

ISOBE, J. M. M. O repertório sociocultural na formação do Técnico em Processos Fotográficos: um estudo realizado no Senac São Paulo. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

 

A presente pesquisa tem por objetivo geral estudar a relevância de uma formação mais abrangente na Educação Profissional e Tecnológica, não restrita ao aprendizado de aspectos técnicos, mas contemplando também uma consistente formação humanística. Para abordar tal discussão, tomou-se como referência o percurso formativo do técnico em Processos Fotográficos, cujo trabalho articula de maneira particular os saberes técnicos e artístico-culturais, aqui denominado repertório sociocultural. O ato fotográfico ultrapassa o simples apertar de botão da máquina e seu produto final – neste caso, a imagem – denuncia a ausência ou presença em maior ou menor grau do conhecimento que transcende a técnica. Desse modo, a partir de análise de documentos educacionais e da literatura pertinente sobre o profissional fotógrafo e o ato fotográfico, surgiram as seguintes inquietações que nortearam essa pesquisa: de que maneira a necessidade de um repertório sociocultural se relaciona com a formação do técnico em Processos Fotográficos e como esse repertório sociocultural repercute no ato fotográfico, na imagem produzida? E ainda: a formação técnica e a formação humanística precisam necessariamente ser vistas como separadas? A parte empírica da pesquisa envolveu alunos egressos do curso Técnico em Processos Fotográficos do Senac São Paulo, cujas fotos foram selecionadas para uma exposição. A partir de critérios como coesão do conjunto e pertinência ao tema, cinco imagens do acervo foram levadas para a análise de três profissionais de diferentes áreas da Fotografia. Mesmo sob perspectivas distintas – acadêmica, artística e comercial –, o repertório sociocultural do fotógrafo destacou-se como parte essencial na composição da imagem.


Palavra Chave

Educação Profissional e Tecnológica Fotografia Repertório sociocultural Senac