Governança de TI nas Instituições Financeiras no Brasil: Uma Avaliação de Tendências

Autor: Edméa Pujol Cantón
Ano de Publicação: 2008
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação Aplicadas

Resumo

O propósito desta pesquisa foi analisar a governança de TI nas instituições financeiras no Brasil e identificar algumas tendências. O método survey de levantamento de dados foi utilizado na pesquisa. Um questionário contendo 3 Grupos de Questões foi desenvolvido para avaliar o cenário atual e uma previsão para 2010. O Grupo 1 se atém à governança corporativa e de TI, o Grupo 2 abordou 11 práticas gerais de governança corporativa e de TI, e, o Grupo 3 foca os 34 processos do framework COBIT.

O questionário foi enviado, via internet, aos bancos constantes da lista de bancos da FEBRABAN. Responderam à pesquisa 58 bancos. As informações coletadas foram estatisticamente analisadas através de: 1) Análise Descritiva, 2) Segmentação de Perfis e 3) Análise de Cluster. Os clusters foram criados através do método de análise TwoStep Cluster, um procedimento avançado de análise exploratória.

Os resultados obtidos indicaram quais práticas gerais estão sendo utilizadas pelas instituições pesquisadas; em quais fases de implantação se encontravam as instituições no cenário atual; qual seria a previsão de implantação para 2010; tendências quanto à utilização dessas práticas. Foram obtidos, também, resultados sobre a adesão dessas instituições ao framework COBIT, quais processos do COBIT estavam sendo priorizados no cenário atual e quais estarão sendo priorizados em 2010.


Palavra Chave

Análise de Cluster. Análise Descritiva COBIT Governança Corporativa Governança de TI Instituições Financeiras Práticas de governança Segmentação de Perfis