Contribuições para a Construção do Conceito de Gestão em Educação e a Experiência em uma Unidade Educacional do SENAC – SP

Autor: Ana Maria Fernandes Guidio
Ano de Publicação: 2006
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Resumo

Uma proposta de gestão em educação, em unidade produtiva de uma Instituição Educacional, pode ser fonte de estudo para analisar os conceitos gestão, gestão educacional e suas interfaces com os conceitos qualidade e gestão com pessoas, e pode contribuir para a compreensão e para a construção coletiva destes, em uma equipe.

Nesta perspectiva, o grupo e o gestor, ao desenvolverem o trabalho, realizarem atividades e tarefas e ao reconhecerem o clima, a cultura, as diretrizes, as propostas, as políticas e os programas da Instituição e ainda, as metas, os objetivos, os desafios e as possibilidades da Unidade, vão construir uma forma de operar e de inter-relacionar, que viabilizem conquistas, atendendo, de um lado, as expectativas institucionais e de outro, os anseios e necessidades de aprendizagem e de desenvolvimento dos envolvidos.

A proposta de gestão vai viabilizar que os integrantes da equipe participem efetivamente, e que as potencialidades e as personalidades sejam consideradas, o gestor vai criar condições para que as metas sejam perseguidas e que novos desafios possam vir a ser percebidos e superados. Para avaliar se há e como se dá no grupo, o reconhecimento dos conceitos, foi desenvolvido um formulário para levantamento destas informações.

Os resultados foram avaliados por grupos de cargos e funções: grupo de atendimento ao cliente, grupo de suporte e logística, grupo de docentes (os professores) e grupo de coordenação (pedagógico, de administração e de registros educacionais). Os resultados possibilitaram conhecer e avaliar como se dá na equipe o reconhecimento dos conceitos e outras questões exploradas; e se, de fato, o resultado pode contribuir com a afirmação de que é possível construir compreensão coletiva de conceitos em um grupo, segundo a prática de gestão observada.

Palavra Chave

Gestão Gestão com Pessoas Qualidade Senac - SP.