Análise do Modelo de Cursos Superiores de Tecnologia: Currículos e Instrumentos de Avaliação

Autor: Camila Yumi Kashiwakura
Ano de Publicação: 2011
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Resumo

A Educação Tecnológica foi difundida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) no final da década de 60 pela formação de profissionais tecnólogos. O objetivo principal desta modalidade de ensino é formar profissionais aptos a atuarem no mercado de trabalho e preparados para o desenvolvimento e para a inovação tecnológica. Em 1996, a Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 regulamenta o termo Educação Profissional e a partir das transformações das escolas técnicas federais em centros de educação tecnológica, amplia-se a oferta dos cursos superiores de tecnologia.

Neste trabalho procurou-se apresentar a aplicação de três cursos superiores de tecnologia que nasceram especificamente, de um centro de educação tecnológica e como vem sendo tratada a construção dos currículos e a avaliação dos cursos após a implantação da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) nº 10.861. Serão apresentadas as mudanças realizadas nos dois últimos anos nos instrumentos de avaliação de reconhecimento de cursos superiores de tecnologia, especificamente, nos indicadores que tratam da análise dos currículos e dos egressos desses cursos.

Por fim serão apresentados dados relativos à forma de avaliação dos cursos, pontuação de cada um dos indicadores, a avaliação feita nos diferentes instrumentos de avaliação e um questionário realizado com os egressos desses cursos que traz dados importantes para se discutir a empregabilidade na educação profissional tecnológica. Como esta ainda é uma modalidade nova da educação, ainda há muito que se discutir, principalmente em como, quando e por quê formar tais profissionais em determinadas áreas de conhecimento.


Palavra Chave

Currículos. Egressos Formação tecnológica Instrumentos de Avaliação