Agentes Racionais Utilizando a Tecnologia Adaptativa

Autor: Eduardo Endo
Ano de Publicação: 2010
Curso: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação Aplicadas

Resumo

A utilização de agentes para a resolução de problemas em sistemas aplicados vem sendo difundida cada vez mais por meio de pesquisas científicas. Em uma dessas vertentes está a capacidade de racionalização de agentes que concentra um dos grandes desafios na implementação de um Sistema Multiagentes.

A criação deste ambiente racional está relacionada diretamente com os aspectos de tomada de decisão, que tornou viável e pertinente a utilização da tecnologia adaptativa como base dos estudos deste trabalho. Esta viabilidade se tornou evidente pelo fato de que a utilização da tecnologia adaptativa na solução de problemas nas mais diversas áreas do conhecimento humano tem apresentado resultados que podem ser considerados satisfatórios.

Desta forma, o objetivo deste estudo é propor a arquitetura de uma solução de racionalização de agentes por meio da Tecnologia Adaptativa. A Tecnologia Adaptativa tem um campo de estudo muito amplo.

A abordagem utilizada para a implementação do estudo deste trabalho utilizou apenas dos aspectos de Tabelas de Decisão Adaptativas que teve o papel de servir como ferramenta de tomada de decisão e em relação aos aspectos da implementação de agentes foi utilizado o framework Jade. Os resultados obtidos no presente trabalho demonstram que a utilização da Tecnologia Adaptativa como ferramenta de racionalização de agentes é eficaz e viável, e sua utilização foi um diferencial nos resultados obtidos.


Palavra Chave

Agentes Racionalização Sistemas Multiagentes Tecnologia Adaptativa Tomada de Decisão.