A Formação Do Docente Da Educação Profissional E Tecnológica No Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De São Paulo (2008-2015).

Autor: Fernanda Ferreira Boschini
Ano de Publicação: 2018
Curso: Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Tipo de Produção: Dissertação
Linha de Pesquisa: Formação do Formador

Resumo

BOSCHINI, F. F.A Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2008-2015). 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

 

Esta pesquisa foi concebida a partir da experiência da pesquisadora como servidora técnico administrativa da educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo (IFSP-SPO), surgido em 2008 no processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Tendo essa expansão se dado em meio a mudanças significativas no mundo do trabalho e nas exigências para nele se inserir, como compreender e problematizaras relações entre educação e trabalho na formação dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)? O presente estudo procura identificar e analisar a formação destes docentes no IFSP, entre os anos de 2008 e 2015, período em que ocorreu o auge da grande expansão na EPT. E é neste recorte institucional e também temporal que esta pesquisa se insere, considerando as discussões sobre flexibilização do trabalho, precarização e formação docente. O método escolhido é o qualitativo, via revisão bibliográfica e análise de documentos institucionais do IFSP. Na parte empírica da pesquisa, aprofundam-se os estudos a partir de entrevistas de história oral com docentes concluintes do curso superior de Formação Pedagógica para a Educação Profissional de Nível Médio, realizado entre 2009 e 2013, no IFSP-SPO. Optou-se por escolher docentes efetivos do quadro estadual do IFSP, de diferentes campi da instituição, atuantes dentro do recorte temporal desta pesquisa. O relato dos professores colaboradores mostra de que forma o curso realizado contribuiu com uma formação específica para a EPT, ao auxiliar na compreensão do papel docente no IFSP, em uma articulação com os conceitos teóricos apresentados e com uma análise crítica das relações entre educação e trabalho na contemporaneidade. Espera-se, com este estudo, contribuir com as pesquisas referentes à formação docente para a EPT no Brasil e também, especificamente, no estado de São Paulo.


Palavra Chave

Educação e Trabalho Educação Profissional e Tecnológica Formação Docente História Oral.