Fatec São Bernardo do Campo promove sumô de robôs

Robozinhos “lutando sumô” e outros tentando percorrer uma trilha sinuosa sem sair da demarcação feita no tablado. Em volta, uma torcida animada: às vezes silenciosa e concentrada, em outros momentos barulhenta. Parece brincadeira, mas não […]

11 de novembro de 2016 11:21 am Institucional

Crédito: Divulgação | Robô seguidor de linha é uma das modalidades da disputa

Robozinhos “lutando sumô” e outros tentando percorrer uma trilha sinuosa sem sair da demarcação feita no tablado. Em volta, uma torcida animada: às vezes silenciosa e concentrada, em outros momentos barulhenta. Parece brincadeira, mas não é só isso. Desde 2014, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Bernardo do Campo promove essa “disputa” entre robôs para que os estudantes unam a teoria da sala de aula à prática.

A 5ª edição da Competição de Robótica será realizada na próxima quarta, 16, e reunirá alunos das Fatecs de São Bernardo e Santo André e da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, também de Santo André. Estão inscritas 50 equipes. Os vencedores recebem medalhas.

“Além do lado lúdico, essa iniciativa faz com que os estudantes tenham a oportunidade de aplicar conhecimentos de automação e robótica”, conta o diretor da Fatec, Leandro Toquetti. Segundo ele, os participantes devem conhecer conceitos de eletrônica, telecomunicações, mecânica, motores elétricos.
O evento começou há dois anos e fez tanto sucesso que passou a ser realizado semestralmente. Nesta edição, além dos alunos de outras unidades, participam estudantes do curso de Informática para Negócios. Antes, apenas os estudantes de Automação Industrial se inscreviam para a disputa.

Conheça as regras da Competição de Robótica:

O Sumô de Robôs consiste em uma “luta” entre dois robôs sobre um tablado de madeira. O objetivo é que um dos robôs empurre o outro para fora do tablado. A disputa é dividida em rounds, os robôs podem ser controlados por cabo ou rádio frequência e não podem pesar mais que quatro quilos.

O Robô Seguidor de Linha consiste em uma prova na qual cada robô, deve percorrer um traçado formado por uma linha preta desenhada sobre um tablado branco. Vence o robô que conseguir percorrer o trajeto em menor tempo sem sair da trilha.

Serviço:
5ª Competição de Robótica da Fatec São Bernardo do Campo
Local: Avenida Pereira Barreto, 400
Data: 16 de novembro
Horário: 8h30 às 10h30 e 20 às 22 horas

Compartilhe


Veja também