Ouro em olimpíada de astronomia credencia aluno de Etec para Jornada Espacial

Um aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Getúlio Vargas, na Capital, conquistou uma vaga para participar da 14ª Jornada Espacial, promovida pela Agência Espacial Brasileira, que será realizada em São José dos Campos, de 4 a 10 […]

8 de setembro de 2016 9:54 am Institucional

Crédito: Pixabay

Um aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Getúlio Vargas, na Capital, conquistou uma vaga para participar da 14ª Jornada Espacial, promovida pela Agência Espacial Brasileira, que será realizada em São José dos Campos, de 4 a 10 de dezembro. Gabriel Nestardo vai integrar um grupo de estudantes de todo o Brasil no programa que aproxima jovens estudantes do conhecimento sobre o espaço, astronomia e astronáutica (ciência que estuda a navegação fora da atmosfera terrestre).

A semana de atividades prevê visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ao Colégio Embraer Juarez Wanderley, à empresa AVIBRAS e à TV Vanguarda, além de palestras com especialistas em foguetes, satélites e astronomia.
A programação será está sujeita a alterações. São esperados 90 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

Amante das Ciências Exatas, o aluno do Ensino Técnico Integrado ao Médio em Química está entre os medalhistas de ouro da edição de 2016 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento teve provas realizadas nas escolas participantes em maio deste ano.

“É a primeira vez que vou participar da Jornada Espacial e estou com expectativas bem altas de aprender ainda mais com essa oportunidade”, conta Gabriel. Neste ano, ele melhorou seu desempenho com relação ao ano passado, em que ficou com a prata por seu resultado na OBA. Ele também já recebeu premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática, da qual participa desde 2011.

Física sem medo

Foi por meio das aulas de Física que Gabriel ficou sabendo da OBA, mas, muito antes disso, a disciplina já figurava entre suas preferidas. “Eu não decidi exatamente que carreira seguir, mas com certeza será na área de Exatas. Eu acho que essa questão da facilidade com a matéria é porque tenho muito interesse desde cedo por ciências e matemática”, explica.

Além de participar da Jornada Espacial, Gabriel está inscrito nas seletivas de olimpíadas internacionais de Astronomia e Astrofísica. Ele e mais seis estudantes da Etec Getúlio Vargas participarão das eliminatórias pelo desempenho que tiveram no concurso nacional. O processo tem início neste mês.

Compartilhe


Veja também