Alckmin inaugura Etec de Jandira

No sábado, 2 de março, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto de criação da Escola Técnica Estatual (Etec) Prefeito Braz Paschoalin, de Jandira, durante a inauguração das instalações da unidade. O secretário de Desenvolvimento […]

4 de março de 2013 3:15 pm Institucional

Governador Alckmin e a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Lagana, durante a cerimônia de inauguração da Etec de Jandira

No sábado, 2 de março, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto de criação da Escola Técnica Estatual (Etec) Prefeito Braz Paschoalin, de Jandira, durante a inauguração das instalações da unidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, estiveram no evento.

Na parceria para implantação da unidade, coube à Prefeitura a reforma e a adequação do bloco que abriga salas de aula e sanitários com acessibilidade. O Estado ficou responsável pela construção de dois blocos, onde estão localizados 4 laboratórios (2 de informática, 1 de ciências e outro de idiomas), 4 salas multiuso, auditório com capacidade para 144 pessoas, salas administrativas e quadra poliesportiva, entre outros ambientes. O investimento na obra superou R$ 6,9 milhões. Em mobiliário e equipamentos, o governo estadual investiu R$ 550 mil.

Em seu discurso, Alckmin ressaltou a qualidade do ensino técnico estadual paulista: “As Etecs são as melhores escolas do Brasil. Esse é o melhor investimento porque é educação e capacitação para o trabalho. Nós formamos jovens para o mercado de graça, custo zero”, disse o governador.

A escola técnica recém-criada iniciou suas atividades no 2º semestre de 2012 como classe descentralizada com os cursos técnicos de Finanças e Serviços Jurídicos. A novidade do processo seletivo para este semestre foi a oferta do curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio, que teve 189 inscritos disputando as 40 vagas, representando um índice de 4,73 candidatos por vaga.

Jandira conta também com os cursos técnicos de Administração e Logística em uma escola da rede estadual, a EE Prof. Vicente Themudo Lessa, graças à parceria que o Estado promoveu entre o Centro Paula Souza e a Secretaria estadual da Educação.

“A expansão do ensino técnico, a criação de parcerias com diversos setores e a oferta de bons cursos de capacitação estão entre as políticas centrais do Governo do Estado de São Paulo”, informou Quadrelli.  “A  educação é o melhor meio para alcançar o desenvolvimento econômico sustentável de uma sociedade”, conclui o secretário.

A Região Noroeste da Grande São Paulo – onde está localizado o município de Jandira – passa a contar agora com 10 Etecs e 3 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), excluindo as unidades da Capital.

José Luis da Conceição

Tendo ao lado os alunos da Etec, Alckmin visita o laboratório de informática da unidade