Inscrições para Hackathon Acadêmico vão até dia 30 de maio

Desafio propõe que os grupos desenvolvam aplicativos mobile, web e/ou produtos que atendam a três dos objetivos da Agenda 2030 da ONU

19 de maio de 2022 9:23 am Etec

As nove melhores propostas irão participar de mentorias com especialistas antes da banca final | Foto: Freepik

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) têm até o dia 30 de maio para se inscrever na nova edição do Hackathon Acadêmico. A iniciativa pretende fazer com que os estudantes desenvolvam aplicativos mobile, web e/ou produtos que tragam soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os grupos podem ser formados por até cinco alunos e as inscrições devem ser feitas pelos professores mentores, pela internet.

No dia 26 de maio, serão apresentadas algumas dicas de práticas que podem auxiliar as equipes participantes do Hackathon Acadêmico, na live Soluções Inteligentes e Práticas Colaborativas.  A transmissão será pelo canal do Youtube da Robótica Paula Souza, as 16 horas, com Alex Wanderley, Marcelo dos Santos, Rodrigo Bonacin e Rodrigo Malagrino.

Na primeira etapa do desafio, cada unidade participante deve organizar um evento classificatório (presencial ou online) e submeter, até dia 30 de agosto, o projeto escolhido para representar a escola, com base em critérios como inovação, relevância, viabilidade e usabilidade do projeto. Serão escolhidas as nove melhores propostas para participar de mentorias com especialistas no intuito de aprimorar o trabalho e elaborar a apresentação para a banca de jurados. A final está programada para 6 de dezembro e a cerimônia de premiação deve ocorrer no dia 7.

“A intenção do contato com os mentores é essa: colocar os alunos em contato com profissionais do mercado para que eles entendam a área e a profissão de uma forma mais direta. Mesmo sem estar na empresa ele pode conhecer um pouquinho da profissão”, explica a professora Andreia de Cassia dos Santos, membro da equipe da Robótica Paula Souza e docente da Etec Professor Luiz Pires Barbosa, de Cândido Mota.

O 5º Hackathon Acadêmico tem apoio da Oracle Academy, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Conselho Regional dos Técnicos de São Paulo (CRT-SP), Digital House, Mergulho Sustentável, Mamute Eletrônica e Fundação Grupo Volkswagen. O desafio promovido pela Robótica Paula Souza foi anunciado durante o 3º Fórum de Ação Social e é possível rever o evento aqui.

Compartilhe


Veja também