Estudantes de escolas públicas e particulares têm até a próxima sexta-feira, 12 de junho, para fazer sua inscrição no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Para participar da 12ª edição do programa é preciso elaborar projetos de […]
Estudantes de escolas públicas e particulares têm até a próxima sexta-feira, 12 de junho, para fazer sua inscrição no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).
Para participar da 12ª edição do programa é preciso elaborar projetos de lei que proponham soluções para questões relacionadas à realidade do País. Os interessados devem estar matriculados no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio e não ter participado como deputado jovem em edições anteriores.
A proposta do PJB é contribuir para que o aluno tenha uma melhor compreensão do Poder Legislativo. Para isso, possibilita que eles vivenciem e acompanhem a rotina da Câmara dos Deputados, em Brasília, seja por meio de debates, votações ou tomada de posse.
As atividades vão acontecer entre os dias 20 e 25 de setembro. Os selecionados terão as despesas referentes a transporte, hospedagem e alimentação custeadas pela organização do programa.
O projeto e a ficha de inscrição devem ser enviados por e-mail ou entregues na secretaria das unidades escolares. Outras informações no site.
Edições anteriores
Em 2014, Everton Lima da Costa, da Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, foi selecionado pelo PJB com o trabalho que propôs a oferta de incentivos fiscais para empresas desenvolverem projetos de apoio pedagógico nas escolas públicas. A aluna Pâmela Micheli Santiago, foi a representante da Etec Tenente Aviador Gustavo Klug, de Pirassununga, com uma proposição de lei que previa a destinação mínima de 10 % das áreas de plantio em grandes propriedades rurais, com produção voltada ao agronegócio, para o cultivo de alimentos destinados à alimentação básica.
Na edição anterior Paulo Carvalho de Moura, também da Etec de Pirassununga, participou do PJB com um projeto de lei que visava a concessão de descontos em livros para alunos de escolas públicas em lojas físicas, mediante comprovação.