iCenter homenageia alunos inovadores na Fatec-SP

Durante evento, estudantes receberam certificado de conclusão da Escola de Inovadores; diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, esteve na cerimônia que reuniu ex-alunos, professores, empresários e investidores

20 de fevereiro de 2020 4:34 pm Fatec, Institucional

Equipe do iCenter e convidados celebram encerramento de turma do programa Escola de Inovadores com Laura Laganá | Foto: Divulgação

Sonhos podem virar projetos, mas só com muito trabalho se transformam em negócio. Na quarta-feira (19), alunos do iCenter, localizado na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, no bairro do Bom Retiro, na Capital, deram mais um passo na direção da realização de seus sonhos ao receberem seus certificados de conclusão do programa Escola de Inovadores. O evento contou com a participação da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, além de alunos, ex-alunos, empreendedores, investidores e professores.

“Esse projeto é resultado do esforço de uma equipe que acreditou, investiu e se dedicou. A iniciativa é fundamental para estimular o espírito empreendedor entre os estudantes e a sociedade”, afirmou a diretora-superintendente. “Formamos aqui um núcleo que serve de modelo quando o assunto é a integração entre o meio acadêmico e empresarial.” No iCenter, alunos e a comunidade têm acesso a um ambiente colaborativo, que estimula a sinergia entre os empreendedores, formando um ecossistema integrado de inovação.

Ouça entrevista de Laura Laganá na Rádio Experimental do iCenter:

O professor de Empreendedorismo da Fatec São Paulo e coordenador do projeto, Antonio Celso Duarte, comemorou mil dias de existência do projeto. “Evoluímos muito e desenvolvemos uma jornada de inovação para empreender e gerar renda”, disse. “Esse é o grande objetivo e o meu maior desejo é ver esse modelo replicado em todo Estado e, depois, no País inteiro.”

Segundo Duarte, o centro de inovação tecnológica é aberto à comunidade e foi criado por alunos e professores que se mobilizaram para transformar uma sala no saguão principal da unidade em um ambiente de empreendedorismo. As atividades começaram há dois anos com o objetivo de auxiliar estudantes a desenvolver soluções inovadoras. Com o tempo, a proposta evoluiu, recebeu apoio de parceiros e abriu as portas ao público. Hoje, conta com mais de cem projetos de startups, sendo que quatro estão em operação no mercado.

Fábrica de novos negócios

Para se candidatar ao iCenter, o primeiro passo é entrar no site www.icenter.pro.br, assistir a vídeos com dicas sobre como organizar suas ideias e acessar o curso de Canvas na plataforma online do Centro Paula Souza (CPS). O curso ensina como utilizar a metodologia Business Model Canvas para elaboração de modelos de negócios.

Depois do curso, com o plano do empreendimento definido, o interessado deve encaminhar a proposta pelo próprio site. A equipe do iCenter faz a avaliação levando em conta critérios como grau de inovação, viabilidade técnica e potencial mercadológico. Caso o projeto seja aprovado na etapa virtual, o candidato é convidado para apresentar o pitch pessoalmente e participar de uma sabatina.

Os autores de propostas selecionadas, recebem suporte de alunos e professores da Fatec, bem como de especialistas do mercado, para elaborar o protótipo com base em conceitos de design thinking e participar de rodadas com investidores. “Além de trabalhar para gerar novas startups, o espaço funciona como um ambiente colaborativo, o que estimula a sinergia entre os empreendedores, formando um ecossistema integrado de inovação”, acrescenta Duarte.

Compartilhe


Veja também