Febrace está com as inscrições abertas até dia 31 de outubro

Alunos dos Ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras instituições públicas e privadas têm até dia 31 de outubro para fazer suas inscrições na 15ª edição […]

5 de agosto de 2016 3:16 pm Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Com o software Play Down, alunos da Etec Franco da Rocha conquistaram a terceira colocação na categoria Ciências Exatas e da Terra, na 14ª edição da Febrace

Alunos dos Ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras instituições públicas e privadas têm até dia 31 de outubro para fazer suas inscrições na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Os projetos devem ser enviados para seleção via internet ou pelo correio.

Os trabalhos podem ser elaborados individualmente ou em grupos de até três estudantes, com idade entre 14 e 20 anos, e se enquadrar em uma das sete categorias: Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, Saúde e Agrárias.

Considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil, a Febrace é realizada anualmente pela Escola Politécnica, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), no campus da Universidade de São Paulo (USP). O evento tem como proposta despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

Calendário

A relação dos projetos finalistas será divulgada em 19 de dezembro. A mostra está programada para o período de 21 e 24 de março de 2017. Os vencedores em cada área serão contemplados com medalhas, troféus, certificados e equipamentos eletrônicos, além de prêmios institucionais, como estágios, bolsas de estudo e visitas monitoradas às empresas parceiras. Para conhecer o calendário e ter outras informações sobre a feira, basta acessar o site www.febrace.org.br.

Edições anteriores

Em 2016, o software para a inclusão de deficientes intelectuais PlayDown, criado pelos alunos Jeonatã Apóstolo de Oliveira, Lucas dos Santos Castro e Vitor Augusto Souza Lima, da Etec Franco da Rocha, ficou com o terceiro lugar da categoria Ciências Exatas e da Terra. A Etec Raposo Tavares, da Capital, conquistou o quarto lugar na mesma categoria com o projeto Extração de metais pesados com cascas do fruto da banana: uso voltado aos laboratórios didáticos, da aluna Isabella Santos.

Na 13ª edição da Febrace, 18 Escolas Técnicas foram para a etapa final. A Etec Getúlio Vargas, da Capital, venceu na categoria Ciências Exatas e da Terra com o projeto Nanomateriais vazios bimetálicos para aplicações em catálise, desenvolvido pelos estudantes Guilherme de Freitas Silva Rodrigues Rocha e Vitor Yukio Andako. A Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, conquistou o primeiro lugar na categoria Engenharia com o trabalho  Reabilitação motora através de uma plataforma eletrônica, do estudante José Guilherme Picolo. Já a aluna Joyce dos Santos Lopes, da Etec Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, recebeu uma bolsa de um mês para estudar no Instituto Weizmann de Ciências, em Israel.