Fatec recebe curso de extensão em logística para operações humanitárias e desastres

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos promove um curso gratuito de extensão em Logística Aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais nos dias 30 e 31. O conteúdo é ministrado em parceria com […]

30 de janeiro de 2017 11:30 am Institucional

Crédito: Reprodução | Curso realizado em 2016 na Fatec São José dos Campos reuniu dezenas de alunos

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos promove um curso gratuito de extensão em Logística Aplicada a Operações Humanitárias e Desastres Naturais nos dias 30 e 31. O conteúdo é ministrado em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de São Paulo e a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O objetivo geral é promover a formação técnica aos coordenadores municipais de Defesa Civil e suas equipes. Ao longo dos dois dias, haverá exercício prático de triagem de doações e estudos de casos para solução em grupos.

“O programa é direcionado às equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ou seja, aos que atuam diretamente com desastres. Tivemos diversos inscritos, mais pessoas interessadas do que vagas”, afirma Vera Lucia Monteiro, professora e pesquisadora responsável pelo curso em conjunto com o também professor Irineu de Brito Junior.

Serão apresentados conceitos de logística, subsídios que auxiliem as tomadas de decisão durante as fases de preparação, resposta e recuperação e efeitos das decisões na gestão da cadeia de suprimentos humanitária. Também serão abordados temas como doações, formas de triagem para melhor atendimento aos desabrigados, a importância da gestão do conhecimento nas ações humanitárias e, ações que ajudem na redução das reincidências de erros, trazendo mais assertividade às operações.

Serviço:

Curso de extensão Logística de Operações Humanitárias