Fatec Pompeia promove aula inaugural do curso de Big Data do Agronegócio

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia realizou nesta sexta-feira, 10, a aula inaugural do curso de Big Data do Agronegócio. Inédita no Brasil, a nova formação superior tecnológica teve seu conteúdo elaborado […]

10 de fevereiro de 2017 5:08 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Diretor da IBM destacou potencial do mercado profissional

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia realizou nesta sexta-feira, 10, a aula inaugural do curso de Big Data do Agronegócio. Inédita no Brasil, a nova formação superior tecnológica teve seu conteúdo elaborado por professores do Centro Paula Souza, em parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, com base em programas de mestrado da Finlândia e dos Estados Unidos. Entre os temas estudados estão internet das coisas, data mining, arquiteturas cloud e inteligência artificial.

Além dos 40 alunos da turma, participaram da aula inaugural cerca de 200 pessoas, entre empresários dos setores de tecnologia e agronegócio, estudantes e professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da região, bem como representantes de institutos de pesquisa de São Paulo e de outros Estados. A palestra foi ministrada pelo diretor da IBM Research, Ulisses Mello, que apresentou o potencial da nova profissão.

“A agricultura digital já é uma realidade no Brasil e no mundo. As empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias que utilizam computação cognitiva em seus processos de produção. E o conhecimento na estruturação de novos sistemas e aplicativos trará diversas oportunidades para os alunos”, afirmou Mello.

O evento contou ainda com uma apresentação do professor Tsen Chung Kang, um dos idealizadores do curso. Ele ressaltou que o diferencial pedagógico será a aplicação do modelo de ensino e aprendizagem de origem canadense baseado em projetos. “Utilizaremos no curso a metodologia Profound Learning e o aluno será sempre desafiado a resolver um problema em equipe como forma de construir seu conhecimento”.

Formatura

A Fatec Pompeia também promoveu nesta sexta-feira a colação de grau da nona turma do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão. A cerimônia teve a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, patrono da turma.

No total, são 35 formandos que recebem o diploma. Mais de 90% já estão empregados e fazem parte de um mercado de trabalho bastante amplo. Os tecnólogos do setor atuam na manutenção e monitoramento dos mais diversos tipos de máquinas e equipamentos de última geração, incluindo controle a distância por GPS, mapeamento digital e outras tecnologias.

Fatec Pompeia promove aula inaugural do curso de Big Data do Agronegócio