Fatec Itaquera oferece curso gratuito de pesquisa acadêmica para graduados

Tecnólogos, bacharéis e licenciados têm até o próximo dia 25 para se inscrever na segunda edição do Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica para Graduados (Pipag). Curso de extensão gratuito tem duração de dois semestres, com aulas presenciais

18 de agosto de 2017 8:00 am Institucional

Com duração de dois semestres, conteúdo do curso contempla todas as fases do processo de pesquisa | Foto: Gastão Guedes

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itaquera, localizada na zona leste da Capital, está com inscrições abertas para a segunda edição do Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica para Graduados (Pipag), até o dia 25, pela internet. O curso de extensão gratuito é destinado a profissionais graduados (tecnólogos, bacharéis e licenciados) com interesse em adquirir experiência em pesquisa acadêmica.

“O acesso à iniciação científica nos Ensinos Fundamental, Médio e mesmo no Superior, apesar de estar crescendo, ainda é bem restrito. Por isso, muitos egressos de cursos de graduação têm dificuldade para se situar no universo acadêmico”, alerta o coordenador do Pipag, Rodrigo Aragão. “Nosso principal objetivo é facilitar o ingresso dessas pessoas em programas de pós-graduação, além de dar a elas mais autonomia no desenvolvimento de pesquisas.”

Com duração de dois semestres, o conteúdo do curso contempla todas as fases do processo, tais como elaboração de projetos de mestrado e doutorado, redação e publicação de artigos em revistas e eventos acadêmicos, relacionamento com orientadores. As aulas são presenciais e começam em setembro.

No site do programa, os interessados em concorrer a uma das 30 vagas devem preencher o formulário eletrônico e redigir um texto expondo as razões para participação e interesses de pesquisa, entre outras informações.