Fatec Botucatu ganha laboratório de Biodiesel e Ginásio Poliesportivo

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, entregou oficialmente o Laboratório de Biodiesel e o Ginásio Poliesportivo da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Botucatu, nesta quinta-feira, 3. O vice-superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, […]

3 de setembro de 2009 10:25 am Fatec

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, entregou oficialmente o Laboratório de Biodiesel e o Ginásio Poliesportivo da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Botucatu, nesta quinta-feira, 3. O vice-superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, acompanhou a cerimônia.

Implantada em 2002, a Fatec Botucatu tem 907 alunos matriculados em seus cinco cursos de graduação em Tecnologia: Gestão do Agronegócio, Informática para a Gestão de Negócios, Logística e Transportes, Produção e Radiologia. No Vestibular para segundo semestre de 2009, a unidade ofereceu 240 vagas, o que representa um crescimento de três vezes mais em relação ao mesmo período em 2006 (80 vagas).

A Fatec está localizada na Região Administrativa de Sorocaba, que conta com 17 Etecs e 6 Fatecs. Desse total, 3 Etecs – nos municípios de Piedade, Piraju e Votorantim – e duas Fatecs – em Capão Bonito e Itu – integram o Plano de Expansão para o Ensino Profissional, umas das prioridades do governo estadual para a área da Educação. Para 2010 está prevista a implantação de mais 3 Etecs nas cidades de Apiaí, Itararé e Mairinque.

Laboratório de Biodiesel e Ginário Poliesportivo

No espaço do laboratório funciona uma miniusina para produção de biodiesel a partir do óleo usado em fritura e da gordura. O projeto, elaborado em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisas Agronômicas e Florestais (Fepaf), reuniu professores e alunos da Fatec e docentes da Universidade estadual Paulista (Unesp). Numa segunda etapa, a miniusina vai produzir biodiesel a partir de sementes oleaginosas. Com exceção dos alunos do curso de Radiologia, o projeto envolve todos os demais.

Outro ganho da Fatec é o Ginásio Poliesportivo, que está sendo entregue nessa data. No local serão realizadas diversas atividades, como formaturas, feiras e seminários. Com isso, a comunidade acadêmica deixará de sentir a distância de 10 km que separa a unidade do centro da cidade.

Investimento do Estado

O governo estadual investiu R$ 4,4 milhões na Fatec Botucatu, sendo mais de R$ 1,1 milhão em mobiliários e equipamentos e, aproximadamente, R$ 3,3 milhões em construção e reforma. Desse total, cerca de R$ 1,1 milhão destinou-se à construção do laboratório de Biodiesel e do Ginásio Poliesportivo.

A Fatec também ganhou um novo bloco, onde estão localizados cinco salas de aula, 3 laboratórios de informática, biblioteca, sala de professores e diretoria acadêmica, entre os demais ambientes.