Fatec Araçatuba recebe equipamento usado em grandes laboratórios

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Araçatuba recebeu no mês de janeiro um equipamento denominado cromatógrafo líquido para ampliar os recursos didáticos  da unidade. O aparelho possibilita a melhora na qualidade de pesquisa […]

4 de fevereiro de 2013 12:50 pm Fatec

Aparelho auxilia atividades práticas dos cursos de Agroindústria Alimentos, Biocombutíveis e Silvicultura. /Foto – Fatec Araçatuba.

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Araçatuba recebeu no mês de janeiro um equipamento denominado cromatógrafo líquido para ampliar os recursos didáticos  da unidade. O aparelho possibilita a melhora na qualidade de pesquisa e o desempenho em análise de resultados de moléculas químicas. “A partir do segundo semestre do curso de graduação tecnológica de Biocombustíveis, os alunos poderão utilizar o aparelho tanto na parte de controle de qualidade como na área de pesquisa”, informa  André Rowe, professor deste curso.

Com exceção da Fatec Piracicaba que recebeu o equipamento em 2011, desde 2012, as unidades de Capão Bonito, Jaboticabal e Marília já contam com o cromatógrafo líquido para as aulas práticas dos cursos de Agroindústria, Alimentos, Biocombustíveis e Silvicultura. O processo de capacitação dos docentes está sendo realizado conforme a instalação do equipamento nas unidades.

Além de uma maior qualidade na coleta de dados, o aparelho permite que se obtenha a melhora nas análises de resultados. Outra vantagem para alunos e docentes está no manuseio de um equipamento de ponta na área profissional e no campo de pesquisas.

As primeiras experiências

O cromatógrafo líquido já vem sendo utilizado na Fatec Capão Bonito, que firmou  parceria com a Cooperativa dos Produtores de Mel da região, para examinar os componentes do mel de eucalipto. “Nesse caso, o aparelho é utilizado para verificar a quantidade de água, açúcar, componentes químicos e outras informações necessárias para que o produto possa receber o selo de certificação”, esclarece José Francisco de Souza, diretor da unidade. Ele informa também que está em estudo a possibilidade dos alunos estagiarem na Cooperativa. Já no curso de Agroindústria, o equipamento facilita o trabalho de pesquisas acadêmicas.

Para a Gisele Gonçalves Bortoletto, professora do curso de Biocombustíveis da Fatec Piracicaba, “os alunos utilizam nas atividades práticas, os equipamentos que vão encontrar nas usinas. Com esse recurso, obtêm a melhora na análise do açúcar – no caso do caldo da cana – , procedimento hoje utilizado por grandes laboratórios”.

Em Jaboticabal o cromatógrafo está disponível para instalação na nova sede da Fatec. A obra, realizada pela Prefeitura com recursos também do Governo do Estado, tem previsão de término em 2013.  De acordo com a diretora administrativa da unidade,  Maria Isabel Correia, será possível contemplar um amplo leque de análises no curso de Biocombustíveis.

Na Fatec Marília, o aparelho está em fase de instalação. A etapa seguinte será a de capacitar os que forem utilizar o cromatógrafo. “Por ser um equipamento de ponta que permite o uso tanto no campo de análise como de pesquisa,  representa um ganho na área científica para a região”, diz o professor Paulo Sergio Marinelli do curso de Alimentos. Os alunos poderão utilizar o equipamento a partir do segundo semestre do curso.  “A bagagem prática no currículo pode abrir muitas portas na hora da busca por emprego”, acrescenta Marinelli.