O violoncelista Guilherme Moraes, de 18 anos, que concluiu o Ensino Médio em 2014 na Escola Técnica Estadual (Etec) Basilides de Godoy, da Capital, embarca nesta quarta-feira, 23, para a cidade de Salzburgo, na Áustria, […]
O violoncelista Guilherme Moraes, de 18 anos, que concluiu o Ensino Médio em 2014 na Escola Técnica Estadual (Etec) Basilides de Godoy, da Capital, embarca nesta quarta-feira, 23, para a cidade de Salzburgo, na Áustria, onde vai fazer o bacharelado em Violoncelo. As aulas começam em outubro.
Aprovado em primeiro lugar entre mais de 50 concorrentes, o jovem vai estudar durante quatro anos na renomada Universidade Mozarteum de Salzburgo, cidade natal de Wolfgang Amadeus Mozart. A instituição foi fundada em 1841 pela viúva do compositor.
“Foi concorrido e difícil entrar na universidade. Estou muito feliz por ter conseguido a classificação”, conta Guilherme. O ingresso na instituição austríaca é feito por meio provas práticas e teóricas. Em junho ele viajou para fazer os testes.
Como consequência de seus estudos, Guilherme obteve outra conquista em 2015, a primeira colocação no vestibular da Universidade Júlio de Mesquita (Unesp) para o curso de Música. No fim de 2014 ele já havia vencido a terceira edição do Prêmio Ernani de Almeida Machado, que lhe concedeu o prêmio de R$ 60 mil. Este valor será usado para pagar as despesas durante os quatro anos de estudos. Guilherme vai receber também uma ajuda de custo do Instituto Elga Marte para hospedagem e alimentação.
Bolsista da Orquestra Jovem do Estado desde 2013, Guilherme também foi aluno da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (Emesp) desde 2008. “Por ser uma carreira difícil, demanda dedicação e muito comprometimento com os estudos”, ressalta. Ele conta que começou a estudar música aos seis anos em uma igreja. “Até pensei em fazer cursos mais clássicos, como Arquitetura ou algo ligado à Informática, mas o que eu queria mesmo era estudar música”, complementa.