Etecs encerram primeira fase de desafio do Google para criar startup

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Profª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba, na Capital) e Benedito Storani (Jundiaí), encerram no próximo sábado, 24 de setembro a primeira fase do StartUP in School, promovido pelo Google, em […]

23 de setembro de 2016 10:14 am Institucional

Crédito: Acervo Pessoal | Turma da Etec Pirituba já se reuniu no último sábado

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Profª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba, na Capital) e Benedito Storani (Jundiaí), encerram no próximo sábado, 24 de setembro a primeira fase do StartUP in School, promovido pelo Google, em parceria com o Centro Paula Souza.

No último final de semana, 50 alunos de cada escola participaram de uma experiência de mentoria e capacitação para criar as próprias startups de aplicativos para plataformas móveis. Eles foram separados em grupos mistos para pensar soluções tecnológicas para problemas reais.

“O jeito de ensinar a analisar problemas foi o mais legal do primeiro dia. Achei que ia sentar na frente do computador e programar, mas tivemos que nos unir a pessoas com quem nunca falamos e organizar, avaliar e depois idealizar nosso aplicativo”, conta Vitória Batista da Silva, aluna do curso técnico de Eventos integrado ao Ensino Médio da Etec Pirituba.

Ela e seus colegas apresentarão para a equipe do Google um projeto que pretende facilitar a localização e contato com oficinas mecânicas.

A primeira etapa do StartUp in School já foi realizada em oito Etecs e está na reta final. Os melhores projetos de cada uma das dez escolas participantes serão classificados para a próxima fase, que será realizada pela internet, em outubro. Os três grupos vitoriosos participarão de um Day Camp na sede do Google em São Paulo e receberão mentoria para dar continuidade ao aplicativo idealizado.

O evento já foi levado a oito Etecs localizadas nos municípios de Campinas (Bento Quirino), Capital (Guaracy Silveira, Parque da Juventude, São Paulo e Sebrae), Itatiba (Rosa Perrone Scavone), São Caetano do Sul (Jorge Street) e São Vicente (Doutora Ruth Cardoso).