Etecs e Fatecs expõem projetos na 10ª Feteps

Continua nesta quinta-feira, 20, a 10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps. A mostra apresenta 210 projetos e será possível conhecer soluções que os alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia […]

20 de outubro de 2016 3:27 pm Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Laura Laganá ressaltou importância de estimular a criatividade dos jovens

Continua nesta quinta-feira, 20, a 10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps. A mostra apresenta 210 projetos e será possível conhecer soluções que os alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais criaram para pessoas com deficiência, idosos, para equacionar problemas ambientais, aplicativos desenvolvidos para os mais diversos fins.

Neste ano, a Feteps foi montada em um novo local: no Centro de Eventos Pro Magno, na Casa Verde, zona norte da Capital. Para chegar à feira os visitantes podem ir até o metrô Barra Funda e pegar uma das vans que farão o transporte gratuito até o novo local da feira. Os veículos saem da Barra Funda a cada 15 minutos.

A 10ª Feteps teve a inscrição de 1.047 projetos. Cerca de 150 professores participaram da seleção dos trabalhos e escolheram os 156 projetos de Etecs e 39 de Fatecs que estão expostos. Também é possível visitar a mostra de projetos de instituições de ensino do Amazonas, Chile, Colômbia, México e Peru.

A feira segue até amanhã, quando serão conhecidos os vencedores nas diversas categorias de pesquisa.

Conheça alguns dos projetos expostos na Feteps 2016:

Cadeira de rodas com alavanca de torque
Um grupo de alunos da Etec Bento Quirino, de Campinas, adaptou uma cadeira de rodas convencional com uma alavanca e uma corrente de bicicleta. A ideia é que o deficiente físico faça menos esforço ao utilizar a cadeira durante sua locomoção, principalmente em terrenos e calçamentos precários. Os braços do cadeirante ficarão numa posição de 90 graus em relação à alavanca para proporcionar maior conforto.

Conjunto didático de braço robótico com 4GL
Os estudantes criaram um mecanismo para auxiliar nas aulas práticas de robótica. O braço tem cerca de 40 centímetros de comprimento e é capaz de segurar uma caneta e escrever, percorrer um caminho carregando um pequeno objeto e fazer giros de 360 graus. As peças foram impressas em uma impressora 3D com material polimérico ABS. Trabalho da Etec Euro Albino de Souza, de Mogi Guaçu.

Crab 3D Printer
A Crab 3D Printer é uma impressora 3D de baixo custo criada por alunos da Etec Polivante de Americana, com o objetivo de disponibilizar essa tecnologia a um número maior de pessoas. Sua estrutura foi readequada para que operasse com um motor a menos que os produtos já encontrados no mercado.

Sistema para um vaso sanitário inteligente
Projeto reduz a água da descarga para 1,5 litro, utilizando pressurização com um jato de ar dentro do vaso sanitário. A patente está sendo registrada pelos alunos da Fatec Osasco.

10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps)
Onde: Centro de Eventos Pro Magno – Rua Samaritá, 230, Casa Verde (A cada 15 minutos vans saem da Estação Barra Funda do Metrô. Instrutores vestidos de camiseta laranja indicam a localização dos veículos, que estão na saída que dá acesso ao Memorial da América Latina)
Quando: 19, 20 e 21 de outubro
Horário: Quarta e quinta-feira (dias 19 e 20) das 10 às 21 horas e sexta (21) das 10 às 13 horas

Entrada gratuita

Etecs e Fatecs expõem projetos na 10ª Feteps

Compartilhe


Veja também