Etecs criam estratégias para que alunos se destaquem no Enem

Aulas de reforço, simulados e treinamento para a redação estão entre as táticas das unidades do Centro Paula Souza para preparar os alunos para a prova

19 de maio de 2017 10:40 am Institucional

Crédito: Divulgação | Em Jundiaí, estudantes fazem simulado para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, terminam nesta sexta-feira, 19, e mais uma vez é esperada grande adesão dos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) à prova. O exame é porta de entrada para universidades públicas e privadas e desperta o interesse dos jovens que sonham com o Ensino Superior. Para atender essa necessidade dos estudantes, as Etecs começam desde cedo a preparação para a prova, que será realizada em novembro.

Na Etec São Paulo, conhecida como Etesp, da Capital, os jovens são familiarizados com temas da atualidade que possam cair na prova, além de responderem questões de simulados. “Nós fazemos algumas palestras na área das Ciências Humanas, proporcionando uma visão mais crítica, e treinamos muito a redação”, acrescenta a coordenadora Juliana Lima Rubert Peris.

Já na Etec Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí, os simulados são realizados após as aulas ou aos sábados. “Há uma adesão muito grande dos estudantes, que já procuram a escola não apenas pela formação profissional, mas também por saberem do desempenho que temos nos maiores vestibulares”, conta a orientadora pedagógica da unidade, Juliana Vansan.

Outra tática usada pelas Etecs são as aulas de reforço. “Na hora do almoço, temos ex-alunos voluntários auxiliando nas matérias de matemática, química, física redação e biologia”, diz o diretor da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, Luiz Tetsuharu Saito. Para ele, o perfil dos estudantes, dedicados e interessados, é um diferencial para o alcance de bons resultados. “Para os professores, fica muito mais fácil ensinar.”

Entre as melhores

Essas três Etecs ficaram entre as 30 melhores escolas estaduais do Brasil no Enem de 2015. Outros números divulgados no ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), revelaram que entre as 20 melhores escolas públicas da Capital, 18 são do Centro Paula Souza. Das 60 melhores escolas públicas do Estado, considerando as redes municipal, estadual e federal, 50 são Etecs. Entre as 60 melhores escolas públicas estaduais no Brasil, 41 são Etecs.

Compartilhe


Veja também