Etec Guaracy Silveira vence chamada criativa Hackathon Paulista

Um banco dobrável que se transforma em uma bolsa. Ou seria uma bolsa que se transforma em um banco dobrável? Pela sua praticidade e flexibilidade de uso, o projeto desenhado pela aluna Beatriz Furtuoso Alexandre, […]

22 de dezembro de 2015 2:39 pm Institucional

Banco dobrável em formato de bolsa será compartilhado em plataforma open source para que qualquer pessoa possa reproduzi-lo – Foto: Reprodução

Um banco dobrável que se transforma em uma bolsa. Ou seria uma bolsa que se transforma em um banco dobrável? Pela sua praticidade e flexibilidade de uso, o projeto desenhado pela aluna Beatriz Furtuoso Alexandre, de 17 anos, do curso de Design de Móveis, da Escola Técnica Estadual (Etec) Guaracy Silveira, da Capital, foi um dos vencedores da chamada criativa Hackathon Paulista.

Lançada pela organização não-governamental Minha Sampa, em parceria com a incubadora de inovações urbanas São Paulo Lab, a iniciativa tem como objetivo engajar cidadãos na concepção e construção de mobiliários urbanos portáteis para utilização em espaços públicos.

A estudante concorreu com outros 38 trabalhos e está entre os três vencedores selecionados para participar de uma maratona criativa em 2016, onde as ideias serão desenvolvidas e prototipadas sob a orientação de especialistas.  Ao final das atividades, os projetos serão compartilhados em uma plataforma on-line open source, com manuais e vídeos de instruções sobre como montá-los. O intuito é que qualquer pessoa possa construir e utilizar os mobiliários.

A aluna da Etec está animada com a boa aceitação de sua proposta e pretende aprimorar ainda mais o projeto durante a maratona. “A ideia é integrar o protótipo a uma outra invenção que dispõe de um mecanismo que permite o acoplamento do banco em postes”, afirma.

Para saber mais sobre a maratona e os outros projetos vencedores, acesse o site.

Compartilhe


Veja também