Etec de Lins leva orientações jurídicas à população da cidade

A solução é simples, mas acaba ajudando muito quem se depara com problemas jurídicos e não sabe nem por onde começar a resolvê-los. Alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Lins estão auxiliando a população […]

21 de setembro de 2015 3:42 pm Institucional

A solução é simples, mas acaba ajudando muito quem se depara com problemas jurídicos e não sabe nem por onde começar a resolvê-los. Alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Lins estão auxiliando a população com orientações que, muitas vezes, antecedem a consulta a um advogado, apresentando direitos e deveres e os caminhos para solucionar conflitos.

Os jovens que participam do Escritório Cidadão, ação que já dura três anos, são estudantes do curso Técnico de Serviços Jurídicos. A atuação ocorre em mutirões de cidadania promovidos pela Prefeitura, durante os quais é possível ter acesso a diversos serviços públicos em um só lugar, ou em eventos organizados pela própria Etec com o objetivo de atender à população.

Após uma triagem, os alunos orientam os que procuram o serviço. Normalmente, as questões apresentadas são previdenciárias, trabalhistas, violações do direito do consumidor, problemas com contratos e impasses familiares. “Há sempre um professor junto, orientando o estudante em situações mais complicadas”, conta o coordenador do projeto, Carlos Cesar de Souza. Cinco professores com formação em Direito trabalham no Escritório Cidadão. “O projeto oferece oportunidade para que o aluno tenha o conhecimento prático do que é visto nas aulas.”

Experiência

Maria Vitória de Oliveira Gonçalves, de 16 anos, cursa o terceiro módulo do técnico e participa das ações há cerca de um ano e meio. Entre os muitos casos que já viu passar pelo posto de atendimento da Etec, ela destaca o de uma mulher que era agredida verbalmente pelo marido. “Ela já havia dado queixa”, lembra. “Estava desamparada, abalada porque não sabia como resolver o problema.” O caso foi encaminhado pelos estudantes à subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Lins e o casal já não mora na mesma casa.

A jovem gostou tanto da experiência proporcionada pela Etec que decidiu fazer um estágio no cartório eleitoral da cidade. Planeja cursar a faculdade de Direito e especializar-se em direito internacional.

Atualmente, o curso de Serviços Jurídicos é oferecido em 54 unidades do Centro Paula Souza, entre Etecs e classes descentralizadas – unidades que mantém um ou mais curso sobre a administração de uma escola técnica.

O técnico dessa área é o profissional que cumpre as determinações legais e judiciais atribuídas aos cartórios oficiais e extrajudiciais, lavrando atos, autuando processos e procedendo aos registros cabíveis. Expede mandados, traslados, cartas precatórias e rogatórias e certidões. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos judiciários em geral. Realiza diligências, tais como, citações, intimações e penhoras. Presta atendimento ao público, redigindo procurações, autenticando documentos, entre outras atividades.

Feira Tecnológica

O Escritório Cidadão é um dos 200 projetos que serão expostos na 9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). O evento, anual, é uma oportunidade de conhecer os cursos oferecidos nas Etecs e Fatecs e ver o que os alunos produzem a partir do conhecimento que adquirem em sala de aula. A feira será realizada entre 21 e 23 de outubro, no Expo Barra Funda, na Capital.

Outras Boas Ideias

Projeto integrado da Etec de Presidente Prudente cria catálogo digital
de plantas do maior parque da cidade

Tecnólogos da Fatec de São Bernardo desenvolvem bicicletário automatizado

Etec cria plataforma colaborativa para conectar jovens em projetos culturais

Etec de Fernandópolis é berço de novas empresas de tecnologia
Alunos da Fatec Tatuí alertam sobre perigo das drogas em aplicativo voltado a crianças e adolescentes

Pesquisa da Fatec Jaboticabal avalia impactos do fim da queima da cana na qualidade de etanol e açúcar

Compartilhe


Veja também