Etec de Ipaussu oferece Oficina Culinária com pratos saudáveis e econômicos

A Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, de Ipaussu, na região de Marília, realizou o projeto-piloto de Oficina Culinária na última semana de março.  A proposta da iniciativa é que alunos do […]

5 de abril de 2017 4:49 pm Institucional

Crédito: Além de receitas, estudantes ensinam técnicas para evitar desperdício de alimentos

A Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, de Ipaussu, na região de Marília, realizou o projeto-piloto de Oficina Culinária na última semana de março.  A proposta da iniciativa é que alunos do curso técnico de Cozinha, sob supervisão dos professores, orientem a população sobre como preparar refeições saudáveis e de baixo custo, aproveitando ao máximo cada alimento para evitar desperdício. Embora o público preferencial da oficina sejam os beneficiários do Programa Bolsa Família residentes no município, as turmas são abertas para demais interessados.

De acordo com o coordenador do curso, Carlos Lopes, já foi possível observar resultados positivos na primeira turma: “Uma das donas de casa, de 60 anos de idade, não tinha a menor ideia de como utilizar a soja. No curso, ensinamos a fazer leite, bolinhos salgados e outras receitas a partir do ingrediente”.

Desenvolvida em parceria com a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica responsável pelo fornecimento dos alimentos para as receitas, a Oficina Culinária tem duração de uma semana, com aulas no período da tarde. O projeto deve ocorrer a cada dois meses para turmas de 20 alunos. O próximo período de inscrições está previsto para maio.

“Além do aspecto da alimentação saudável e econômica, é importante abrirmos a escola para que a comunidade conheça os cursos oferecidos”, ressalta José Viol, diretor da Etec.