A Escola Técnica Estadual (Etec) Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros, de Iguape, está na etapa final do Prêmio Respostas para o Amanhã. A iniciativa tem como objetivo estimular projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da […]
A Escola Técnica Estadual (Etec) Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros, de Iguape, está na etapa final do Prêmio Respostas para o Amanhã. A iniciativa tem como objetivo estimular projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.
A escolha dos vencedores se dá por meio de votação, via internet, até 10 de dezembro. Os cinco grupos finalistas, um de cada região do País, desenvolveram soluções simples para melhorar o lugar onde vivem, afim de contribuir para uma sociedade mais sustentável.
O projeto criado pela Etec de Iguape propõe o crescimento da produção de alimentos e da geração de renda das famílias quilombolas na comunidade Rio Una da Aldeia. Isso se dá por meio da implantação de um sistema de pisicultura, consorciado à produção de verduras hidropônicas, que substitui o uso de energia elétrica pela energia solar durante o processo de bombeamento de água do tanque de peixes para a horta. O trabalho, já em execução, está sendo replicado pelos moradores sob orientação dos alunos da unidade.
Além da votação pública, que definirá o Projeto Vencedor pelo Júri Popular, os finalistas passarão também pela avaliação de um corpo de jurados que vai eleger o Grande Vencedor Nacional.
Os finalistas ganharam medalhas, tablets e smartfones. Os eleitos como Projeto Vencedor pelo Júri Popular e o Grande Vencedor Nacional receberão troféus.
No ano passado, a Etec Prof. Carmelino Côrrea Júnior, de Franca, venceu com o projeto CimentECO.