No sábado, 26 de setembro, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Carapicuíba, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, realiza a 5ª edição da Primavera do Saber. A ideia do evento cultural, com entrada gratuita […]
Feira de troca de livros integra a programação do evento. Em 2014, Etec arrecadou mais de 500 obras
No sábado, 26 de setembro, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Carapicuíba, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, realiza a 5ª edição da Primavera do Saber. A ideia do evento cultural, com entrada gratuita e aberto ao público, é promover a integração entre a comunidade acadêmica.
Entre as atividades agendadas está a feira de troca de livros, revistas e mangás, com o objetivo incentivar a leitura. O acervo resulta das doações de alunos e professores. Em 2014, foram trocados mais de 500 títulos diferentes. “Os estudantes participam ativamente dessa ação. A expectativa para esse ano é repetir o número de arrecadações”, informa a coordenadora da Primavera do Saber, Marcela Mendes. Para cada livro doado até o dia do evento, o aluno ganha um vale-troca, que deve ser retirado na biblioteca da Etec.
Outra ação programada é a exposição fotográfica organizada por alunos e professores do curso técnico de Processos Fotográficos. Com tema livre, os estudantes vão expor imagens nas quais aplicam técnicas aprendidas em salas de aula.
Para celebrar a chegada da primavera, é realizada a Campanha Plante uma Flor, que distribui sementes de flores aos visitantes. “No ano passado distribuímos 200 envelopes de petúnia, trazendo o passo a passo para o plantio. Em 2015, vamos entregar sementes de girassol”, explica Marcela.
Semana de animações
Paralelamente à Primavera do Saber acontece o 9º Festival de Animações Stop Motion, produzido pelos alunos dos cursos técnicos de Comunicação Visual e Multimídia.
No Festival, serão exibidos e premiados trabalhos criados durante a Semana de Animações, que ocorre de 21 a 25 de setembro na Etec. Nesse período serão realizadas oficinas em áreas diversas, como fotografia, roteiro e pós-produção. Os cursos são abertos a alunos, ex-alunos e convidados. Interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira, 18. Para obter mais informações e falar com os organizadores do festival escreva para josenilson.etec@gmail.com .
“A previsão é que sejam desenvolvidas até 35 animações” diz Josenilson Oliveira, coordenador do curso de Comunicação Visual. O slogan da semana é 5 dias em 30 segundos. “Cada animação deve ter entre 30 segundos e dois minutos e meio”, completa
Os trabalhos concorrem em oito categorias:Melhor Animação, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Personagem, Melhor Som, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Técnica de Animação. O Festival premiará os primeiros lugares de cada categoria. “Os alunos vencedores recebem troféu e certificado referente à categoria na qual foram premiados, conta Joyce Tavares, da organização geral do Festival.
Além de produzir resultados concretos, o intuito do festival e das oficinas é incentivar o desenvolvimento das técnicas de animação de maneira interdisciplinar, por meio da integração dos currículos dos cursos que integram o eixo tecnológico Produção Cultural e Design.
Serviço:
Data: 26 de setembro
Local: Avenida Francisco Pignatari, nº 650 – Vila Gustavo Correia, Carapicuíba
Primavera do Saber
Horário: entre 13 e 20 horas
Cerimônia de premiação do 9º Festival de Animações Stop MotionHorário: das 17 às 20 horas