skip to Main Content

Estudantes de Fatecs fazem parte do projeto Meninas Digitais

Estudantes De Fatecs Fazem Parte Do Projeto Meninas Digitais
FatechGirls durante o evento Computação Desplugada, na Casa de Cultura do Tremembé, na Capital | Foto: Divulgação

Para estimular a presença feminina em um mercado majoritariamente composto por homens, estudantes de duas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) promovem atividades visando despertar o interesse por cursos na área de computação entre garotas do Ensino Médio e Fundamental.

Os projetos fazem parte do programa Meninas Digitais, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o objetivo de ampliar o número de mulheres em carreiras associadas à TI em todo o território nacional.

Fatech Girls

Uma das iniciativas é o Fatech Girls, da Fatec São Paulo, na Capital. Criado em 2017, o grupo  atualmente conta com mais de 20 alunas voluntárias do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), sob orientação da professora Grace Borges. Por meio de debates, palestras, minicursos e oficinas sobre temas relacionados à programação, como Scratch, JavaScript e AppInventor, bem como jogos de “computação desplugada” (técnica para ensinar informática sem o uso de computadores), as jovens desenvolvem atividades em escolas, centros comunitários e na Fatec.

“A própria história de vida das estudantes já serve de exemplo para atrair outras meninas para a computação. Mas nossas atividades não são restritas apenas ao sexo feminino, a ideia é desmitificar a informática para qualquer idade e gênero, mostrando o quanto esse universo é fascinante”, explica Grace.

Key Tech

Outro projeto é o Key Tech, da Fatec Bragança Paulista, localizada no município da Região de Campinas, que passou a integrar o programa da SBC em novembro de 2018. O grupo é composto por Erika Xavier Gimenes, Gabriel Augusto Lambert Bertti, João Victor Manfre Santos, Leonardo Nicanor Alves e Vitória Maria Aparecida de Souza Luiz, orientados pela professora Viviane Ramalho de Azevedo, que também é a coordenadora do curso de ADS da unidade.

Os jovens já tiveram contato com alunos de escolas da região para divulgar as possibilidades do mercado de trabalho da área e apresentar a oportunidade de prestar o Vestibular da Fatec. No primeiro semestre de 2019, o grupo planeja realizar workshops de Excel e HTML na unidade.

“É uma equipe muito dedicada e engajada, que já se tornou referência não só para os adolescentes das escolas mas também para os próprios colegas da Fatec, mostrando o potencial de crescimento do projeto”, afirma Viviane.

Notícias

Matrícula da primeira lista do Vestibulinho começa nesta quarta
Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular
Etecs divulgam classificação geral do Vestibulinho
Etec de Rio Preto desenvolve app para estimular doação de sangue
Fatec Osasco terá curso intensivo e gratuito de programação

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top