Estudante da Fatec Araçatuba cria aplicativo de paquera

Screamchat une ferramentas de bate-papo com GPS, que possibilita a localização de outros usuários. Além de unir pessoas que não se conheçam, ferramenta pode ter grande utilidade em instituições e empresas com grande número de funcionários

12 de junho de 2017 1:18 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Além da paquera, ferramenta pode ter grande utilidade em instituições e empresas com grande número de funcionários

Um aluno do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Araçatuba criou um aplicativo para celular que pode ajudar os solitários neste dia dos namorados: o Screamchat permite que pessoas que não se conhecem e estão no mesmo ambiente façam contato por meio de mensagens de celular. “Caso a pessoa esteja em uma ‘balada’, por exemplo, e se interessar por alguém, mas é muito tímida para fazer a primeira abordagem pessoalmente, pode enviar uma mensagem para sentir se tem chance”, explica o estudante Miller Domingues, que criou o app como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O Screamchat une ferramentas de bate-papo com GPS, o que possibilita a localização de outros usuários. Depois de instalar o app no celular, a pessoa pode configurar o alcance para distâncias entre 100 metros e 80 quilômetros. Apesar da semelhança com outros aplicativos de paquera, como o Tinder, não foi pensando nisso que Miller teve a ideia. Morador de Guararapes, município de pouco mais de 30 mil habitantes vizinho à Araçatuba, o estudante vai de ônibus para a Fatec todos os dias. Sem permissão para ficar em pé no veículo, ele não conseguia conversar com os colegas sentados nos bancos mais distantes.

“Para montar um grupo em Whatsapp teria que recolher o número de todos e sempre teria que adicionar alguém novo”, conta Miller. Para não se tornar incômodo ou invasivo, o aluno disponibilizou uma função de bloqueio de pessoas e conversas indesejadas.

Outras finalidades

Miller acredita que a ferramenta pode ter grande utilidade em ambientes de trabalho, principalmente em instituições e empresas com grande número de funcionários e setores, como hospitais e indústrias. “Um funcionário dos recursos humanos, que fica no primeiro andar de um prédio, precisa falar com o diretor da empresa, no quinto”, imagina Miller. “O aplicativo ajuda a resolver o problema rapidamente, sem precisar se deslocar.”

Como não existem filtros iniciais que impeçam a conversa, exigência de cadastro e limitação de contato apenas de pessoas adicionadas anteriormente, o aplicativo tem o diferencial de acompanhar a dinâmica do mundo corporativo, com constantes contratações e mudanças de funcionários.

Para baixar o aplicativo, disponível para a tecnologia Android, é necessário acessar o site do Screamchat.

Compartilhe


Veja também