Dia Mundial da Água: conheça projetos do CPS para preservação

Alunos de Etecs e Fatecs da Capital, Jaú e São José do Rio Preto desenvolvem trabalhos criativos para contribuir com o consumo consciente e evitar o desperdício

22 de março de 2023 9:35 am Institucional

Campanha da ONU tem a proposta de incentivar as pessoas a mudarem a forma como usam, consomem e gerenciam esse recurso | Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é um momento de alerta para a necessidade de conscientização do homem em relação ao abastecimento e saneamento. Neste ano, a campanha da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) adota o tema Be The Change (Seja a Mudança, em português), com a proposta de incentivar as pessoas a mudarem a forma como usam, consomem e gerenciam a água.

Essencial para a sobrevivência de todos os seres do planeta, a água é o recurso básico da humanidade e a origem de todos os alimentos para todas as espécies, de acordo com a ONU. A cada ano, a disponibilidade desse líquido diminui, principalmente em áreas remotas e para as populações mais vulneráveis.

Já que preservar a água é garantir a sobrevivência de todos nós e das futuras gerações, os professores do Centro Paula Souza (CPS) incentivam o desenvolvimento de projetos pelos alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdade de Tecnologia (Fatecs) do Estado.

Conheça alguns trabalhos que tratam do tema:

Horta urbana da Fatec Rio Preto reaproveita água de ar-condicionado: Alunos da unidade desenvolveram horta urbana irrigada com água reaproveitada dos aparelhos de ar-condicionado da unidade. O sistema automatizado funciona com sensores de umidade de solo, que indicam a necessidade de irrigação.

Robô para limpar águas de rios e oceanos: O protótipo foi desenvolvido para retirar boa parte dos resíduos sólidos que cobrem a superfície de mares, rios e lagos. Estudantes da Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, da Capital, foram os criadores do projeto, premiado na 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) com o segundo lugar em “Mentalidade Marítima”(prêmio concedido pelo Ministério da Marinha).

Auxílio no mapeamento do Rio Amazonas feito pela Fatec Jahu: Professores e alunos da unidade estão construindo embarcação que irá auxiliar no mapeamento do Rio Amazonas para a documentação do percurso considerado o mais longo do mundo.

Quer saber mais sobre como engajar esta causa? Acesse o site da campanha.

Compartilhe


Veja também