Cursos oferecidos nas Etecs


O Centro Paula Souza (CPS) mantém 223 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), distribuídas por 165 municípios paulistas, e mais de duas centenas de classes descentralizadas – unidades que oferecem um ou mais cursos técnicos ou integrados sob a administração de uma Etec.

Estão matriculados nas Etecs mais de 224 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. As unidades mantêm 185 cursos técnicos (102 cursos técnicos presenciais, 5 cursos técnicos semipresenciais, 5 cursos técnicos online, 3 cursos técnicos na modalidade aberta, 32 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 28 cursos do Novotec Integrado, 4 cursos na Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS)  e 6 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade EJA).

No momento do processo seletivo, o aluno que optar pelo Ensino Integrado, poderá escolher entre o Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), oferecido em tempo integral; Novotec Integrado, onde é possível optar por duas modalidades de certificação, oferecidas em um único período: o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional (25 cursos) e o Ensino Médio com Qualificação Profissional (3 cursos). E ainda a Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). Por esta opção, o estudante poderá completar em cinco anos os Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico (normalmente, são necessários seis anos). 

Além do Ensino Médio regular, o candidato tem 3 opções do Ensino Médio com ênfase: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde e Ciências Exatas e Engenharias.

A cada processo seletivo (Vestibulinho) é preciso conferir quais os cursos oferecidos em cada unidade.