Com o objetivo de tornar as inovações tecnológicas agrícolas produzidas pelos institutos de pesquisa acessíveis aos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), o Centro Paula Souza e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado […]
Acordo assinado prevê ações de transferência tecnológica na área agrícola – Foto: Divulgação
Com o objetivo de tornar as inovações tecnológicas agrícolas produzidas pelos institutos de pesquisa acessíveis aos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), o Centro Paula Souza e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo assinaram, nesta segunda-feira, 16, um termo de cooperação técnica para transferência e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos da agropecuária paulista. O evento ocorreu na Etec Benedito Storani, em Jundiaí.
O acordo prevê a transmissão dos conhecimentos desenvolvidos pelos pesquisadores da Secretaria que atuam na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). O repasse será realizado por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), também pertencente à Secretaria.
O termo foi assinado pela diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, além dos coordenadores da Apta, Orlando Melo de Castro, da Codeagro, Michel Reche Beraldo, e do coordenador de Ensino Médio e Técnico do Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo.
A partir da assinatura, será constituído um grupo de trabalho para a indicação dos institutos, Etecs e docentes que estarão envolvidos na transmissão das informações técnicas, científicas e socioeconômicas do setor agropecuário paulista pelo período de 36 meses.
Para a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, a parceria trará possibilidades de disseminar na prática o conhecimento gerado pelos centros de pesquisa em agronegócio. “Os institutos da Secretaria de Agricultura são referência em produção de tecnologia, enquanto as Etecs têm papel importante na formação de alunos que vão contribuir para a competitividade do agronegócio”, afirma.
O secretário Arnaldo Jardim destaca que o intercâmbio de informações com o Centro Paula Souza é um relevante passo para o desenvolvimento e aprimoramento da agropecuária paulista, aliando o aumento da produtividade às práticas agrícolas sustentáveis. “O Estado de São Paulo não é mais o centro da produção, mas sim o centro do conhecimento. O governador Geraldo Alckmin sempre destaca o desafio de fazer chegar aos produtores o conhecimento desenvolvido pela Apta e o acordo com o Centro Paula Souza, sem dúvida, fará isso”, ressalta.