CPS e Google desafiam alunos das Etecs a criar startup para aplicativo de celular

A estudante do curso técnico de Administração, Andrea Castro, não conseguia esconder o nervosismo por estar no primeiro grupo a se apresentar aos jurados. Empolgada com a oportunidade, a aluna comentou a experiência: “Ficamos nervosos […]

5 de setembro de 2016 5:30 pm Institucional

Startup in School na Etec São Paulo

A estudante do curso técnico de Administração, Andrea Castro, não conseguia esconder o nervosismo por estar no primeiro grupo a se apresentar aos jurados. Empolgada com a oportunidade, a aluna comentou a experiência: “Ficamos nervosos e, às vezes, achamos que não vamos conseguir, mas estamos aprendendo a superar nossos limites”.

A empolgação e a tensão de Andrea são uma demonstração da seriedade com que os alunos do Centro Paula Souza estão levando o Startup in School, um programa de empreendedorismo tecnológico realizado pela Ideias de Futuro, para dez Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). No último sábado, 3, foi a vez da segunda etapa do evento na Etec São Paulo, no Bom Retiro, na Capital.

Funciona assim: em uma competição de dois dias, os alunos são desafiados a criar um startup baseada em aplicativo mobile, desenvolvendo um protótipo de seu app e seu modelo de negócio. Assim, os estudantes trabalham com conceitos de programação e competências empreendedoras.

O evento já foi realizado nas Etecs Bento Quirino (Campinas), Doutora Ruth Cardoso (São Vicente), Guaracy Silveira (Capital), Jorge Street (São Caetano do Sul), Rosa Scavone (Itatiba), São Paulo (Capital) e Sebrae (Capital). Nos próximos dias 17 e 24, o programa será levado às Etecs de Pirituba (Capital) e Benedito Storani (Jundiaí).

Programação

O projeto é realizado aos sábados. No primeiro dia, os alunos aprendem a aplicar o Design Sprint, técnica desenvolvida pelo Google para desenvolvimento de projetos, em sua startup, e passam por um oficina de programação. Na segunda etapa, eles estruturam um modelo de negócios do aplicativo, utilizando o método Canvas e, em seguida, apresentam sua ideia aos jurados e recebem um feedback.
Em cada unidade, são premiados os três melhores colocados, e as equipes vencedoras em primeiro lugar vão participar de uma competição final online. Os três grupos vitoriosos irão a um Day Camp de aceleração no Google Campus de São Paulo, e receberão mentoria da Ideias de Futuro durante três meses, para ajudar na evolução de seus projetos.

Etec São Paulo

No último sábado, o Startup in School esteve na Etec São Paulo com a participação de nove grupos. Após a apresentação, os projetos foram avaliados por critérios de inovação, apelo social e quantidade de curtidas.
O aplicativo vencedor foi o Salve-me, desenvolvido pelos alunos Beatriz Santigo, Gabriel Ribeiro, Kevin Futata, Mariana Baldini e Vitor Amaro. O objetivo é auxiliar pessoas idosas e doentes crônicos a pedirem socorro em situação de emergência. O grupo, agora, está entre as equipes que disputarão a final online.
O aplicativo do grupo de Andrea pode não ter sido selecionado, mas ela tem bastante clareza de tudo o que já ganhou participando desse projeto. “Está sendo maravilhoso. Estamos aprendendo a trabalhar em grupo, trocar e expor ideias, entrar em um acordo, e a criar coletivamente.”Startup in School na Etec São Paulo