Perguntas mais frequentes (FAQ)

Os processos seletivos são semestrais. Informações sobre datas no site do Vestibulinho ou do Vestibular.

A diferença entre os processos seletivos são as modalidades de cursos oferecidas em cada um. No Vestibulinho para o 1° semestre são oferecidos: Ensino Técnico, Ensino Médio integrado ao Técnico, Ensino Médio e Especialização Técnica. A seleção para o 2° semestre oferece o Ensino Técnico e Especialização Técnica.

O ingresso nas Etecs se dá por meio do processo seletivo semestral denominado Vestibulinho. Para candidatar-se ao Ensino Técnico das Etecs o aluno deverá ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

Para concorrer a uma das vagas para o Ensino Médio e para o Ensino Médio Integrado ao Técnico o candidato precisa ter certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou a Declaração de Conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, ou ainda o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O ingresso nas Fatecs se dá por meio de processo seletivo semestral denominado Vestibular. Para cursar o Ensino Superior Tecnológico oferecido pelas Fatecs o interessado deverá ter concluído o Ensino Médio.

Para concorrer a uma vaga no Ensino Técnico das Etecs, o candidato deve ter concluído ou estar cursando a partir do 2° ano do Ensino Médio. Para os cursos técnicos de Enfermagem e Cozinha, além disso, o candidato também precisa ter a idade mínima de 17 anos completados até 31 de janeiro ou 31 de julho, dependendo do semestre em que vai participar do processo seletivo. A data é especificada no Manual do Candidato. 

O uso de uniforme nas Etecs não é obrigatório, de acordo com a Lei 3913 de 14/11/1983.

Sim. Entre em contato direto com a unidade onde pretende estudar. Cada uma tem processo seletivo próprio para vagas remanescentes.

Conheça o perfil dos cursos técnicos e tecnológicos oferecidos pelo Centro Paula Souza no site da instituição. Para informações sobre grade curricular, entre em contato direto com a unidade que fornece o curso.

Nas Etecs, será admitido, em quaisquer séries ou módulos, o trancamento de matrícula solicitado pelo aluno ou seu responsável legal, se menor, a critério da Direção de Etec, ouvido o Conselho de Classe, uma vez por série/módulo. As condições de retorno do aluno estão descritas no Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza.

Já os alunos das Fatecs, com exceção dos ingressantes, têm direito, mediante solicitação, a dois trancamentos de matrícula consecutivos ou não. Cada um deles terá a duração de um semestre. Informações adicionais são encontradas no Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das Fatecs, disponível no site da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza.

Para transferência, é necessário entrar em contato com a unidade para a qual você deseja se mudar.

Trata-se de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio. Os cursos técnicos habilitam para o exercício profissional em função reconhecida pelo mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de saberes e competências profissionais fundamentados em bases científicas e tecnológicas.

A duração dos cursos técnicos oferecidos nas Etecs varia de 3 a 4 semestres.

Sim, uma vez que para obter o diploma de técnico a pessoa obrigatoriamente deve ter concluído o Ensino Médio.

Os cursos de graduação tecnológica oferecidos pelas Fatecs têm uma carga horária de 2.400 horas, com três anos de duração.

Como qualquer outro curso superior, as graduações tecnológicas oferecidas pelas Fatecs permitem que os formados concorram a vagas em concursos e continuem os estudos em cursos de pós-graduação.
Cursos de especialização técnica se destinam a pessoas formadas em cursos técnicos que queiram aprofundar os conhecimentos específicos em suas áreas.
Assim como os cursos de bacharelado e de licenciatura, os cursos das Fatecs são de nível superior com o diferencial de serem direcionados para demandas mais específicas de determinado setor produtivo. Enquanto as graduações tradicionais oferecem conhecimentos mais gerais, como em um curso de Engenharia Mecânica, por exemplo, o superior tecnológico das Fatecs procura atender diversas especificidades do setor, por meio de cursos como Mecânica Automobilística, Mecânica de Precisão, Mecânica na Modalidade Processos de Produção, Mecânica na Modalidade Projetos e Mecânica: Processos de Soldagem.

A Associação de Pais e Mestres é uma entidade independente, formada por pais e professores de cada escola. Algumas APMS cobram uma contribuição espontânea para custear benefícios voltados aos próprios alunos, mas é opcional pagar ou não.

AMS é abreviação de Articulação dos Ensinos Médio, Técnico e Superior. Neste modelo, o estudante ingressa no Ensino Técnico e segue direto para o superior, sem necessidade de Vestibular, eliminando disciplinas semelhantes. Em cinco anos, conquista três formações (diploma de Ensino Médio, certificação técnica e diploma de Ensino Superior), e tem 200 horas de experiência em atividades com empresas parceiras.

Os docentes são contratados por meio de concurso público. Os concursos do Centro Paula Souza são descentralizados, portanto é necessário entrar em contato diretamente com as unidades para obter mais informações. Os concursos são publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Executivo Seção I, na parte de Concursos. Boa parte deles também está disponível em uma área específica do site do Centro Paula Souza.

Não. O Vestibulinho para o Ensino Médio das Etecs é anual e ocorre no final de cada ano letivo.

Os dois cursos do Mestrado Profissional (‘stricto sensu’) são gratuitos. Para os cursos ‘lato sensu’ no modelo Master of Business Administration (MBA) é necessário investimento. É possível consultar outras informações na aba “Pós-Graduação” deste site, clicando no nome do curso.

Com o ICT, a instituição tem condições de atuar em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), em parceria com organizações públicas e privadas, com foco na elaboração de produtos, processos e serviços inovadores, incluindo geração de conhecimento e transferência de tecnologia. Entre os benefícios está a possibilidade de envolver estudantes e professores em projetos de pesquisa aplicada com apoio financeiro.

As inscrições para o curso online gratuito de empreendedorismo do CPS ocorrem semestralmente. Qualquer pessoa interessada pode participar. Não há processo de seleção nem cobrança de taxa de inscrição. As informações ficam disponíveis no site da Inova CPS.

O Intercâmbio Cultural é exclusivo para alunos das Etecs e Fatecs. São beneficiados os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico. As inscrições para o programa 2023 já estão encerradas. Mais informações pelo site da Arinter.

Os Espaços Maker são salas multiuso, com mobiliário e equipamentos que favorecem a investigação e a produção de ideias. Disponíveis no momento em 76 Fatecs e 224 Etecs, essas salas têm notebooks, televisores, máquina de corte, scanner 3D, lousas de vidro e diversos kits educativos.