Confira os episódios do FalaTec, podcast do Centro Paula Souza

Programa semanal aborda tecnologia e temas da atualidade, discutindo educação e tendências do mercado de trabalho com especialistas de Fatecs e Etecs

15 de novembro de 2018 9:00 am Etec, Fatec

Episódios do podcast FalaTec abordam tendências do universo da educação para o mercado de trabalho | Crédito: Divulgação

O FalaTec, podcast do Centro Paula Souza, apresenta toda semana um episódio inédito com temas que estão dando o que falar. Em uma série de dez programas, são entrevistados especialistas que atuam como docentes ou coordenadores, à frente de equipes e disciplinas dos cursos técnicos das Escolas Técnicas (Etecs) e superiores tecnológicos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, em um bate-papo descontraído e cheio de informação.

Ouça os cinco episódios já veiculados e compartilhe!

 

Episódio 1 – Cursos técnicos e o mercado de trabalho

Links: Portal CPS | Spotify

Em época de Vestibular e Vestibulinho, a primeira edição do podcast FalaTec traz uma entrevista como professor Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, para falar sobre cursos técnicos. Explicamos como são estes cursos, como eles funcionam fora do Brasil e como esse tipo de formação pode ajudar o jovem a conseguir um emprego. Também abordamos a reforma do Ensino Médio e como o Ensino Técnico pode ser um caminho para manter o jovem na escola.

 

Episódio 2 – Canudinho de plástico, inimigo número 1 do meio ambiente?

Links: Portal CPS Spotify

Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado, e 50% do plástico que utilizamos é de uso único e descartado imediatamente. Para comentar sobre o assunto e discutir a proibição do uso de canudinhos, recebemos hoje o professor Marcelo Augusto Meratti de Oliveira, coordenador de projetos de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza.

 

Episódio 3 – Jogos digitais e profissionais transmidiáticos

Links: Portal CPS | Spotify

Alvaro Gabriele, professor de Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba e produtor de games, para falar sobre o mercado de games no Brasil. A conversa aborda tópicos como os tipos de profissionais necessários no setor, a gamificação nos contextos empresarial e educacional e qual deve ser o perfil do aluno que deseja ingressar área de games.

 

Episódio 4 – Gourmetização no mercado gastronômico

Links: Portal CPS | Spotify

Cachorro-quente, tapioca, pastel e até pipoca gourmet. De onde veio esta tendência? Henrique Nascimento, professor da Etec Uirapuru, fala sobre a gourmetização de alimentos, discutindo o conceito de gourmet, porque a comida com essa característica é mais cara, como evitar ciladas na hora de empreender neste mercado e como funciona o curso técnico de Cozinha.

 

Episódio 5 – Mobilidade urbana e seus desafios

Links: na Portal CPS | Spotify

O paulistano passa, em média, 40 dias do ano no trânsito, ou seja, 2 horas e 43 minutos por dia, para os seus deslocamentos pela cidade. Neste episódio, o apresentador Leonardo Tote convida Flávia Ulian, professora do curso de Tecnologia em Transporte Terrestre da Fatec Tatuapé, para falar sobre mobilidade urbana, abordando o aumento da dificuldade de transporte em grandes cidades, a cultura “rodoviarista” do brasileiro e as possíveis soluções para o problema.

Compartilhe


Veja também