Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de São José dos Campos competem neste sábado, 5, na SAE Demoiselle, torneio de aviões não controlados, de pequeno porte e baixo custo, propulsionados por elástico e hélice. O […]
Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de São José dos Campos competem neste sábado, 5, na SAE Demoiselle, torneio de aviões não controlados, de pequeno porte e baixo custo, propulsionados por elástico e hélice. O objetivo é fazer o avião voar pelo maior tempo possível dentro do ginásio da ADC Embraer, em São José dos Campos.
A turma da Etec vai competir com outras 9 equipes. A organização do evento estima que cerca de 100 estudantes de instituições públicas e privadas da região e de outros Estados, como Espírito Santo e Bahia, participem da 3ª edição da competição.
A ideia de participar da prova partiu de Letícia de Moraes, de 17 anos, que está no último ano do Ensino Médio. Ela ficou sabendo da competição pois já havia participado de outras provas semelhantes, e decidiu compartilhar o interesse em desenvolver um modelo com colegas da escola. A iniciativa foi abraçada pelo diretor Gilson dos Anjos Ribeiro, que se tornou orientador do grupo na competição. Ele também encontrou um engenheiro que aceitasse contribuir com o desenvolvimento técnico do projeto.
Os alunos montaram um time misto de oito pessoas de diferentes anos do Ensino Médio e dos técnicos de Informática e Automação Industrial integrados ao Ensino Médio, batizado de Aerotec. “Nos encontramos aos sábados e depois das aulas. Tivemos algumas aulas práticas para aprender mais sobre aeronáutica”, conta Letícia.
Outras competições
A escola costuma incentivar o desenvolvimento de projetos e já tem estudantes inscritos em outras competições, como a Jornada de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em outubro, no Rio de Janeiro. “Eles passam muito tempo dentro da escola. Trabalham com muita autonomia e têm um grande senso de responsabilidade”, elogia o diretor.
O avião é estruturado com madeira balsa de diversas espessuras e tem asas fabricadas em depron, um tipo de isopor denso, como aquele das bandejas de carne encontradas no supermercado, e papel de seda. Diversos testes foram realizados até que o protótipo conseguisse subir e se manter estável no ar após o impulso dado com o elástico, instalado na parte posterior.
O regulamento da SAE Brasil prevê que o avião do tipo monoplano pese pelo menos 7 gramas, tenha 40 cm de envergadura de asa e 28 cm de envergadura da superfície horizontal traseira. O lançamento deve ser feito à mão e o modelo deve suportar a torção repetitiva do elástico. Cada equipe poderá realizar três voos.
SERVIÇO Competição SAE BRASIL Demoiselle 2015
Data: 5 de setembro de 2015, das 11h às 17h.
Local: Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer – avenida Brigadeiro Faria Lima, 2170, Jd. Aeroporto, São José dos Campos/ SP
Aberto ao público geral
Entrada Franca