Começa segunda fase dos cursos gratuitos de idiomas online para alunos de Fatecs e Etecs

Começaram nesta semana as atividades extracurriculares online de idiomas oferecidas no programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para alunos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), ingressantes em 2008 e 2009, e para estudantes do primeiro […]

18 de março de 2010 12:54 pm Etec, Fatec

Oferecido pela empresa de idiomas Lingopass, o programa tem, ao todo, 2 mil vagas | Foto: KamranAydinov/ Freepik

Começaram nesta semana as atividades extracurriculares online de idiomas oferecidas no programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para alunos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), ingressantes em 2008 e 2009, e para estudantes do primeiro semestre do curso técnico das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que tenham se inscrito para participar das atividades. A parceria abrange as unidades da Região Metropolitana de São Paulo. Nesta segunda fase, foram oferecidas 3.500 para inglês e 1.060 vagas para espanhol. Ao todo, serão 10 mil vagas nas duas etapas do programa.

Cada curso – com duração de 34 semanas, composto por dois semestres de 17 semanas – exige dedicação de 3 a 4 horas semanais, em média. Os alunos que não tenham computador com internet na residência terão à disposição laboratórios e salas de informática nas Etecs e Fatecs. Os conteúdos, produzidos pela Casa Thomas Jefferson (inglês) e pelo Instituto Miguel de Cervantes (espanhol), serão supervisionados, professores-tutores.

Os cursos são online com encontros programados entre alunos e professores em chats e fóruns (as chamadas “atividades síncronas”). Os alunos contam ainda com material de apoio, como filmes em inglês e espanhol, divulgado no canal digital Univesp TV, criado especialmente pela Fundação Padre Anchieta para o programa Univesp. Para assistir à Univesp TV, é preciso sintonizar um conversor de tevê digital no canal 2.2. Fora de São Paulo, o sinal pode ser captado pelas parabólicas digitais na polarização Vertical, freqüência 3.710 MHz (ou 1.440 MHz em banda L).