Começa o evento Semana Mesa SP na Etec Santa Ifigênia

Pelo segundo ano, a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital, recebe a Semana Mesa São Paulo. O evento, que começou nesta terça, 25, promove o encontro de chefs mundialmente renomados com estudiosos, empresários […]

25 de outubro de 2016 3:53 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Atala abriu o último dia do evento na Etec Santa Ifigênia

Pelo segundo ano, a Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital, recebe a Semana Mesa São Paulo. O evento, que começou nesta terça, 25, promove o encontro de chefs mundialmente renomados com estudiosos, empresários e amantes da gastronomia em uma série de atividades, como palestras, workshops e degustações.

As boas vindas aos visitantes foram dadas pela diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá. “Vocês vão poder conhecer melhor a nossa estrutura, que é muito completa. E os nossos alunos terão uma oportunidade ímpar de aprendizado, neste que é um dos maiores eventos de gastronomia do País”, disse. “Também nesse espaço nós estamos capacitando todas as merendeiras do Estado, com a chef Janaína Rueda, que se apresenta aqui amanhã.”

O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurício Juvenal, representou a pasta, ressaltando a atenção do Governo do Estado a um ramo crescente em faturamento e em potencial de empregabilidade. “Um evento como esse tem toda a cara de desenvolvimento econômico e estamos aqui com muito orgulho, pois de fato acreditamos na gastronomia como motor da economia”, enfatiza Juvenal. “Talvez a saída para este momento esteja na alimentação fora de casa. O CPS tem sido uma resposta efetiva e importante ao gargalo na qualificação de profissionais desse setor ”, complementa

Prazer em comer

Neste ano, o tema Saúde, prazer e os novos rumos da gastronomia será debatido pelos chefs estrangeiros e brasileiros no congresso internacional Mesa Tendências. O chef alagoano Guga Rocha abriu o congresso, ao lado do empresário do setor apicultor Mario Calheiros Lima, para falar da importância de se exaltar os ingredientes brasileiros e do papel dos estudantes de gastronomia na valorização da cozinha nacional. “Eventos como esse são de suma importância para os alunos, pois sabemos que nesse ramo se aprende muito mais com trocas e experiências do que com livros. A Semana Mesa traz esses conhecimentos para eles, que terão a oportunidade de ter contato direto com todos esses chefs.”

Na edição de 2016, alunos da Etecs Camargo Aranha, Carlos de Campos, Santa Ifigênia,  e Uirapuru, da Capital, e Júlio de Mesquita, de Santo André, colaboram com a organização do evento, assessorando os cozinheiros e a equipe de atendimento ao público.

Presenças confirmadas

A programação da Semana conta também com as presenças do espanhol Albert Adrià; do colombiano Juan Manuel Barrientos; do português José Avillez; do italiano Dario Checchini, representando o movimento Estados Unidos de la Carne ao lado do peruano Renzo Garibaldi; e de importantes nomes da cozinha brasileira, como Alex Atala, Felipe Bronze, Alberto Landgraf, Jefferson Rueda, Ana Luiza Trajano, Juarez Campos, Manu Buffara, Leo Paixão e Mara Alcamim. Uma das atrações do congresso é a palestra Cozinha para educar, em que a chef Janaína Rueda vai compartilhar sua experiência na reformulação da merenda das escolas estaduais e Etecs de São Paulo.

A Semana Mesa SP tem três projetos inéditos: Doce Mesa, que oferece atividades de confeitaria, Festival de Queijos Artesanais e Mundo de Espuma, espaço para as cervejas especiais que contará com degustações dirigidas. O evento apresenta ainda o Mesa ao Vivo, um painel com quase 50 aulas práticas com chefs de diferentes cidades e vertentes, como Vitor Sobral, Guga Rocha e Kátia Barbosa. A feira Farofa volta a abrigar food trucks, entre eles o Mocotó Aqui e Buzina, e estandes de chefs consagrados, como Heloisa Bacellar, Raphael Despirite e Checho Gonzales, com entrada gratuita e pratos até R$ 25.

Começa o evento Semana Mesa SP na Etec Santa Ifigênia