Chef Janaína Rueda capacita merendeiras da Capital na Etec Santa Ifigênia

A prestigiada chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, treina nesta terça-feira a quarta turma de merendeiras da Secretaria da Educação do Estado (SEE) e de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o preparo de […]

3 de outubro de 2016 4:26 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Merendeiras de Etecs e de escolas da rede estudual recebem treinamento da chef Janaína Rueda

A prestigiada chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, treina nesta terça-feira a quarta turma de merendeiras da Secretaria da Educação do Estado (SEE) e de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o preparo de receitas especiais elaboradas por ela para serem servidas em escolas da rede estadual e em 20 Etecs da Capital. Desde agosto, três turmas de cerca de 50 merendeiras já foram capacitadas nos modernos laboratórios de Cozinha da Etec Santa Ifigênia, no Centro.

“Hoje a merendeira não atua mais como uma simples cozinheira. Ela é uma educadora também. A cozinha torna-se uma nova disciplina. Pela gastronomia, a gente ensina geografia, matemática e ciências”, diz a chef Janaína Rueda.

Estudantes do curso técnico de Cozinha da Etec Santa Ifigênia vão auxiliar a chef no treinamento. Os laboratórios da unidade foram equipados por meio de uma parceria com Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), tradicional escola de enogastronomia italiana. Eles contam com fornos combinados e elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer e modeladora de pizza, distribuídos nos cinco laboratórios da unidade, sendo três de cozinha, um de cozinha de demonstração e um de panificação, doçaria e chocolataria.

Cardápio gourmet

Estrogonofe, frango de caçarola, feijoada, macarrão à bolonhesa, peixada, ovo com lentilha, carne de panela, carne moída, cuscuz de frango e macarrão com sardinha constam do cardápio desenvolvido por Janaína para vão completar a alimentação diária dos estudantes da rede e das Etecs.

“O ensinamento que estamos aprendendo é muito bom e vale muito a pena. Estamos aprendendo coisas bem interessantes para aplicar na escola”, afirma Elenilda do Nascimento Silva, merendeira da Etec Albert Einstein.

Conhecida por adotar um estilo ‘comfort food’ – caseiro e cheio de sabor –, Janaína comanda, além do Dona Onça, o Casa do Porco, ambos na região central de São Paulo. Ela foi eleita uma das 10 mulheres de referência da cozinha brasileira pela revista Exame.

Merenda nas Etecs

As merendeiras treinadas pela chef vão atuar em Etecs já adaptadas para o preparo das refeições. Em agosto, começou a ser distribuído almoço nas unidades que ainda não o serviam aos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim). Por licitação, foram contratadas empresas para atender 52 unidades.

Não se trata de marmitex ou quentinha. A refeição é servida em regime de bufê, com arroz e feijão ou massa, carne, guarnição (farofa ou purê ou legumes etc), salada ou fruta. São usados pratos de vidro e talheres de inox.

Compartilhe


Veja também