Centro Paula Souza levará cursos técnicos gratuitos a 29 cidades

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, assinaram nesta terça-feira, 30 de março, convênios com 29 prefeituras para a criação de Escolas […]

31 de março de 2010 10:29 am Etec

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, assinaram nesta terça-feira, 30 de março, convênios com 29 prefeituras para a criação de Escolas Técnicas (Etecs) estaduais e classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec).

Arealva
A cidade de Arealva contará a partir do 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada, extensão da Etec Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista. A unidade vai oferecer o curso técnico de Agronegócio, com 40 vagas à noite. O local onde serão ministradas as aulas será definido nas próximas semanas.

Arujá
A cidade de Arujá contará, a partir do 1º semestre de 2011, com uma Escola Técnica, que terá capacidade para 480 alunos divididos em três cursos técnicos: Administração (tarde e noite), Comércio (noite) e Logística (tarde). A unidade, que será implantada na rua Mariana Barbosa, 105, no Centro Residencial Arujá, também disponibilizará o ensino médio, com capacidade para 240 alunos, no período da manhã.

Antes de a futura Etec de Arujá entrar em funcionamento, a cidade vai contar, no 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada do Centro Paula Souza. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Sidonia Nasser do Prado, na rua Mariana Lourenço, 55, no Jardim Albino Neves. A unidade será uma extensão da Etec Doutora Maria Augusta Saraiva, de São Paulo. A escola vai oferecer o curso técnico de Administração, com 40 vagas no período noturno.

No 1º semestre de 2011, quando a Etec de Arujá estiver pronta, os alunos do curso de Administração da escola municipal Sidonia Nasser do Prado serão transferidos para a nova unidade do Centro Paula Souza.

Bananal
A cidade de Bananal contará a partir do 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada, extensão da Etec Prof. José Sant’Ana de Castro, de Cruzeiro. A unidade, que é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Bananal, vai oferecer o curso técnico de Turismo Receptivo, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Boituva
Extensão da Etec Salles Gomes, de Tatuí, a classe descentralizada de Boituva é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura. A classe vai oferecer, a partir do 2º semestre de 2010, o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho, o exame e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Cajati
A cidade de Cajati contará a partir do 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada, extensão da Etec Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros, de Iguape. A unidade, que é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Cajati, vai oferecer o curso técnico de Logística, com 40 vagas à noite. As aulas serão ministradas na Escola Estadual Professor Celso Antônio, situada à Rua Alois Hold, 40, no Centro. As datas de inscrição para o vestibulinho serão definidas nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Cerquilho
A cidade de Cerquilho também contará com uma Etec a partir de 2011. Localizada na Praça 19 de Março, no bairro Nova Cerquilho, a unidade terá capacidade para 480 alunos no ensino técnico, divididos em três cursos: Comércio (noite), Logística (tarde) e Modelagem do Vestuário (tarde e noite). A unidade também disponibilizará o ensino médio, com capacidade para 240 alunos, no período da manhã.

Chavantes
A cidade de Chavantes contará a partir do 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada, extensão da Etec Jacinto Ferreira de Sá, de Ourinhos. A unidade, que é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Chavantes, vai oferecer o curso técnico de Segurança do Trabalho, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidas nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Dois Córregos
Prevista para o 2º semestre de 2010, a classe descentralizada, que será extensão da Etec Joaquim Ferreira do Amaral, de Jaú, é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Dois Córregos. A classe vai oferecer o curso técnico de Contabilidade, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Dourado
A cidade de Dourado contará a partir do 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada, extensão da Etec Paulino Botelho, de São Carlos. A unidade, que é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Dourado, vai oferecer o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Gália
Prevista para o 2º semestre de 2010, a classe descentralizada, que será extensão da Etec Monsenhor Antônio Magliano, de Garça, é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Gália. A classe vai oferecer o curso técnico de Informática, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Guariba
A cidade de Guariba contará, a partir do 1º semestre de 2011, com uma Etec, que terá capacidade para 960 alunos divididos em três quatro técnicos: Açúcar e Álcool, Administração, Informática e Segurança do Trabalho, que serão ministrados nos períodos vespertino e noturno. A unidade, que será implantada na rua Rui Barbosa, 269, no Centro, também disponibilizará o ensino médio, com capacidade para 240 alunos, no período da manhã.

Antes de a futura Etec de Guariba entrar em funcionamento, a cidade vai contar, no 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada do Centro Paula Souza. As aulas serão ministradas no mesmo local, enquanto forem feitas as reformas de adequação realizadas pela prefeitura terminam. A unidade será uma extensão da Etec Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga. A escola vai oferecer os cursos técnicos de Administração e Segurança do Trabalho, com 40 vagas à noite, em cada caso.

No 1º semestre de 2011, quando a Etec de Guariba estiver pronta, os cursos técnicos de Açúcar e Álcool e Informática iniciam suas atividades. Na parceria para a implantação da unidade, cabe à prefeitura a reforma e a adequação do prédio que abrigará a Etec. O Centro Paula Souza é responsável pela elaboração do projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo, a contratação de professores, a compra de mobiliário e equipamentos, enfim, a infraestrutura para o funcionamento dos cursos.

Guaraci
A cidade de Guaraci contará a partir do 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada, extensão da Etec Cel. Raphael Brandão, de Barretos. A unidade, que é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Guaraci, vai oferecer o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidas nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Ibirarema
A classe descentralizada de Ibirarema será uma extensão da Etec Jacinto Ferreira de Sá, de Ourinhos. A unidade iniciará suas atividades no 2º semestre de 2010, com o curso técnico de Contabilidade, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Itajobi
A cidade de Itajobi contará a partir do 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada, extensão da Etec Elias Nechar, de Catanduva. A unidade, que é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Itajobi, vai oferecer o curso técnico de Desenho de Construção Civil, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Itatinga
Prevista para o 2º semestre de 2010, a classe descentralizada, que será extensão da Etec Dr. Domingos Minicucci Filho, de Botucatu, é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura de Itatinga. A classe vai oferecer o curso técnico de Música, com 40 vagas à noite. O local onde serão ministradas as aulas será definido nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Itirapuã
A cidade de Itirapuã contará a partir do 2º semestre de 2010, com uma classe descentralizada, extensão da Etec Professor Carmelino Correa Junior, de Franca. A unidade, que é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Itirapuã, vai oferecer o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Jardinópolis
Prevista para o 2º semestre de 2010, a classe descentralizada, que será extensão da Etec Ângelo Cavalheiro, de Serrana, é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Jardinópolis. A classe vai oferecer o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidas nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Macatuba
A classe descentralizada de Macatuba será uma extensão da Etec Comendador João Rays, de Barra Bonita. A unidade iniciará suas atividades no 2º semestre de 2010, com o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidas nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Neves Paulista
Prevista para o 2º semestre de 2010, a classe descentralizada, que será extensão da Etec Elias Nachar, de Catanduva, é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Neves Paulista. A classe vai oferecer o curso técnico de Desenho de Construção Civil, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Palmares Paulista
A classe descentralizada de Palmares Paulista será uma extensão da Etec de Bebedouro. A unidade iniciará suas atividades no 2º semestre de 2010, com o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidas nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Presidente Alves
Extensão da Etec Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, a classe descentralizada de Presidente Alves é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura. A classe vai oferecer, a partir do 2º semestre de 2010, o curso técnico de Análise e Produção de Açúcar e Álcool, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho, o exame e o local onde serão ministradas as aulas serão definidas nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Ribeirão Branco
A classe descentralizada de Ribeirão Branco será uma extensão da Etec Dr. Dario Pacheco Pedroso, de Taquarivaí. A unidade iniciará suas atividades no 2º semestre de 2010, com o curso técnico de Agroecologia, para 40 alunos, no período noturno. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Rincão
Prevista para o 2º semestre de 2010, a classe descentralizada, que será extensão da Etec Professora Anna de Oliveira Ferraz, de Araraquara, é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Rincão. A classe vai oferecer o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Sales
Extensão da Etec Prof. Martines Teodoro de Almeida, de Novo Horizonte, a classe descentralizada de Sales é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura. A classe vai oferecer, a partir do 2º semestre de 2010, o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho, o exame e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Salto Grande
Extensão da Etec Jacinto Ferreira de Sá, de Ourinhos, a classe descentralizada de Salto Grande é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura. A classe vai oferecer, a partir do 2º semestre de 2010, o curso técnico de Contabilidade, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho, o exame e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Santa Lúcia
A classe descentralizada de Santa Lúcia será uma extensão da Etec Professora Anna de Oliveira Ferraz, de Araraquara. A unidade iniciará suas atividades no 2º semestre de 2010, com o curso técnico de Administração, com 40 vagas à noite. As datas de inscrição para o vestibulinho e o local onde serão ministradas as aulas serão definidos nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Sorocaba
O município de Sorocaba contará, a partir de 2011, com sua terceira Escola Técnica (Etec) estadual, com capacidade para 840 alunos. No total, serão oferecidos quatro cursos: Automação Industrial, Autotrônica, Instrumentação e Equipamentos Industriais e Manutenção Automotiva, que serão ministrados nos períodos vespertino e noturno. A futura Etec de Sorocaba funcionará na rua Francisco Rodrigues Maldonado, 130, no bairro Parada do Alto.

A cidade de Sorocaba já contabiliza duas Escolas Técnicas. A Etec Fernando Prestes soma ao todo 2.480 alunos matriculados. No 1º semestre de 2010, foi implantada uma nova turma para o curso de Desenho de Construção Civil (40 vagas/manhã) e os cursos semipresenciais de Administração Empresarial (40 vagas/manhã) e Gestão de Pequenas Empresas (40 vagas/manhã). Já a Etec Rubens de Faria e Souza, que soma 2 mil alunos matriculados, implantou no início do ano o curso semipresencial de Administração Empresarial (40 vagas/manhã).

Tietê
Prevista para começar as atividades em 2011, a futura Etec de Tietê terá capacidade para 480 alunos no ensino técnico divididos em três cursos: Administração (tarde), Química (tarde e noite) e Serviços Judiciários (noite). A unidade, que será implantada na rua Mariana Jacob Biscaro, 45, no Jardim Bacili, também disponibilizará o ensino médio, com capacidade para 240 alunos, no período da manhã.

Viradouro
Prevista para o 2º semestre de 2010, a classe descentralizada, que será extensão da Etec Cel Raphael Brandão, de Barretos, é uma parceria entre o Centro Paula Souza e a prefeitura de Viradouro. A classe vai oferecer o curso técnico de Açúcar e Álcool, com 40 vagas à noite. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Milton Marçal Silveira, situada à Rua Sete de Setembro, 1.300 – Bairro Maria Mãe de Jesus, Viradouro. A data de inscrição para o vestibulinho será definida nas próximas semanas, com representantes da prefeitura.

Da Secretaria de Desenvolvimento

Compartilhe


Veja também