Núcleo de Biblioteca – NB/CGD


O Núcleo de Biblioteca – NB é responsável por estabelecer diretrizes técnicas que visa coordenar e orientar a organização e o funcionamento da rede de bibliotecas do Centro Paula Souza, composta atualmente por 296 unidades, entre Etecs e Fatecs, presentes em mais de 300 municípios do Estado de São Paulo. 


Regulamento de Funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas das Escolas Técnicas Estaduais – Etecs e das Faculdades de Tecnologia – Fatecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS.

O regulamento rege o funcionamento da Biblioteca Central e das Bibliotecas das Escolas Técnicas Estaduais – Etecs e das Faculdades de Tecnologia – Fatecs do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, em cumprimento às diretrizes técnicas estabelecidas pelo Centro de Gestão Documental – CGD, conforme artigo 27, da Deliberação CEETEPS nº 03, de 30-05-2008.

Portaria CEETEPS-GDS nº 499, de 21 /11 /2013


Sistema de Informações Gerenciais (SIG)

O SIG Biblioteca foi desenvolvido pelo Centro de Gestão Documental (CGD) em parceria com o Núcleo de Sistemas da Divisão de Informática do Centro Paula Souza para sistematizar a coleta, organização e disponibilização de informações estatísticas sobre produtos e serviços das bibliotecas.

Nos anos de 2013, 2014 e 2015, a obtenção desses dados foi feita de forma manual, por meio de preenchimento, envio e compilação das planilhas (em excel) de estatísticas mensais, sendo um processo muito trabalhoso, demorado e que dá margem a erro, por ser manual. Com a implantação do sistema o Núcleo de Biblioteca (NB) obtém, organiza e armazena dados de forma automatizada e integrada, criando um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

Os indicadores gerados pelo SIG Biblioteca serão utilizados para determinar as correlações existentes entre os temas, suas consequências e subsidiarão a gestão e tomada de decisões do Núcleo, direcionando as ações em prol das bibliotecas, contribuindo para adequada estruturação e desenvolvimento da rede.
Importante salientar que os dados obtidos por meio do sistema também são solicitados pela Chefia de Gabinete do Centro Paula Souza, para planejamento e tomada de decisões.  Assim, todas as bibliotecas da rede devem utilizar o SIG Biblioteca.

Acesso ao SIG Biblioteca
Manual do SIG Biblioteca


Observatório Escolar (O.E.)

O Observatório Escolar (O.E.), criado em 1998, tem como finalidade promover a organização, mobilização e articulação das ações e cursos inerentes aos processos socioeducacionais desenvolvidos nas Etecs do Centro Paula Souza.
Reformulado em 2013, o O.E. conta com a participação de diversas áreas afins quanto ao funcionamento das Etecs, incluindo o CGD, que aplica afirmativas relacionadas aos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas por meio do sistema web de gestão informacional do Observatório.


Instrução para aquisição de materiais bibliográficos

Com objetivo de esclarecer e otimizar o processo de aquisição de materiais bibliográficos, seguem orientações conforme comunicados abaixo:

Solicitação de livros e mapas nacionais:

Solicitação de livros e mapas nacionais:

Nº 03/16 – Aquisição de Materiais Bibliográficos existentes no Mercado Nacional Constituído de Livros e Mapas.

Solicitação de materiais bibliográficos importados:

Nº 05/16 – Contratação de Serviços através de Licitação.


Aceite de doações e legados

Com objetivo de estabelecer critérios para a aceitação de doações e legados às unidades de ensino e à Administração Central do Centro Paula Souza, segue Deliberação CEETEPS nº  03, de 13/04/99. Ressaltamos que solicitações de esclarecimentos devem ser direcionados à Divisão de Patrimônio.
Deliberação CEETEPS nº 03, de 13/04/99


Descarte de materiais bibliográficos

Com objetivo de estabelecer critérios para o descarte de materiais bibliográficos, seguem Instruções, abaixo.  Ressaltamos que solicitações de esclarecimentos devem ser direcionados à Divisão de Patrimônio.

Descarte de livros não Patrimoniados:

Nº 05/11 – Descarte de Livros não Patrimoniados

Descarte de livros didáticos:

Descarte de jornais:


Atos normativos da DPAT que se aplicam às bibliotecas

Ressaltamos que solicitações de esclarecimentos devem ser direcionados à Divisão de Patrimônio. Seguem instruções aplicáveis às bibliotecas do CEETEPS:

Nº 01/15 – Furto, Roubo ou Extravio de Bens
Modelo I – Pedido de Baixa Patrimonial

Nº 02/15 – Baixa Patrimonial de Bens Públicos Permanentes
Modelo IV – Pedido de Baixa Patrimonial
Modelo V – Foto dos Bens Públicos para Baixa Patrimonial
Modelo VI – Ofício solicitando autorização para realização de Doação
Modelo VII – Declaração
Modelo XI – Relação dos Bens

Nº 03/15 – Movimentação de Bens Públicos Permanentes
Modelo I – Portaria do Diretor
Modelo II – Parecer Técnico
Modelo III – Fotos dos Bens Recebidos em Doação
Modelo IV – Declaração
Modelo V – Nota Auxiliar de Apuração de Custo
Modelo VI – Nota de Custo
Modelo VII – Termo de Empréstimo de Bens
Modelo VIII – Guia de Transferência de Bens
Modelo IX – Pedido de Disponibilidade de Bens Públicos

Nº 04/15 – Descarte de Bens de Consumo 
Modelo I – Pedido de Disponibilidade de Bens Públicos
Modelo II – Portaria do Diretor
Modelo III – Parecer Técnico
Modelo IV – Declaração
Modelo V – Termo de Entrega de Bens de Consumo
Modelo VI – Ofício


contato:
Núcleo de Biblioteca – NB:  nucleobibli@cps.sp.gov.br